Os impactos da pandemia da COVID-19 na qualificação do programa jovem aprendiz da rede cidadã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2024.54282

Palavras-chave:

lei da aprendizagem, programa jovem aprendiz, pandemia, covid-19, rede cidadã

Resumo

Este estudo busca identificar as intercorrências e alternativas utilizadas na aplicação da Lei da Aprendizagem profissional ou Programa Jovem Aprendiz pela organização social Rede Cidadã ao longo da pandemia da covid-19 (que vigorou como emergência global de 2020 a 2023). Considerou-se, além da sua própria dramaticidade, que o período abarcado foi de severa turbulência política no Brasil e de ofensivas para o desmonte de conquistas sociais, que impactaram a política da Aprendizagem. Como metodologia, foi utilizado delineamento descritivo conforme a abordagem da Teoria Ator-Rede, abarcando imersão com aprendizes, educadoras sociais e no material pedagógico da instituição. Os achados demonstram a defesa pela sociedade da política pública, bem como problemas de adesão, alcance e pactuação entre os entes sociais nela envolvidos. Nesse cenário, concluiu-se que os desafios colocados pelo recrudescimento das perdas trabalhistas, das interações remotas e do crescente uso de tecnologias digitais configuram fator de atenção.

Biografia do Autor

  • Alexandra Cleopatre Tsallis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

    Professora Adjunta do departamento de Psicologia. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social. Coordenadora do Laboratório afeTAR.

    Doutora em Psicologia social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com a Ecole des Mines / Paris.

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Os impactos da pandemia da COVID-19 na qualificação do programa jovem aprendiz da rede cidadã. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 31, n. fluxo contínuo, 2025. DOI: 10.35699/2965-6931.2024.54282. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/54282. Acesso em: 26 dez. 2025.