The school as a factor of deterritorialization of the peoples affected by the Fundão Dam break

Challenges for the Bento Rodrigues School

Authors

  • Adriane Cristina de Melo Hunzicker Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Maria Isabel Antunes-Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcelo Loures dos Santos Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.21879

Keywords:

Fundão Dam collapse, Deterritorialization, Bento Rodrigues School

Abstract

This article analyzes the repercussions of Fundão Dam collapse in the process of territorialization, deterritorialization and reterritorialization of Bento Rodrigues Municipal School, considering that the school is situated in a rural area. In this sense, the research is referenced in the field of Rural Education and in authors who work with the concept of territory. As data source, it uses interviews with teachers and community leaders. The conclusions demonstrated that the school is still experiencing a process of deterritorialization. At the same time, it warns of the challenges to be experienced in the dynamics of reterritorialization to be carried out in the resettlement of the community in a new area.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriane Cristina de Melo Hunzicker, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda e Mestra em Educação na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) na FaE/UFMG.

References

ANTUNES-ROCHA, M. I; HAGE, S. M. (Org.). Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. v. 2. (Coleção Caminhos da Educação do Campo.)

ANTUNES-ROCHA, M. I. Da cor de terra: representações sociais de professores sobre os alunos no contexto da luta pela terra. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

______. Trabalho em comunidades: desafios contemporâneos. Boletim do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), Belo Horizonte, n. 26, 2016.

ANTUNES-ROCHA, M. I. et al. Impactos do rompimento da barragem do Fundão na identidade das escolas do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais. Relatório parcial da pesquisa apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais. Edital 04/2016 – Tecnologias para a recuperação da Bacia do Rio Doce - Linha Tecnologias Sociais. Belo Horizonte: UFMG, 2017. N/Publicado.

ANTUNES-ROCHA, M. I. et al. Rompimento da barragem do Fundão: repercussões sobre a comunidade escolar de Bento Rodrigues e Paracatu De Baixo. In. VICENTE, N. M. de F.; SPERBER, C. F.; CARBONE, M. (Orgs.) Dia D do rio doce: Um olhar científico sobre o maior desastre socioambiental do Brasil. Universidade Federal de Viçosa, 2019. (no prelo).

ANTUNES-ROCHA, M. I. et al. Impactos do rompimento da barragem do Fundão na identidade das escolas do campo: um estudo na perspectiva das representações sociais. Relatório Final da pesquisa apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais. Edital 04/2016 – Tecnologias para a recuperação da Bacia do Rio Doce - Linha Tecnologias Sociais. Belo Horizonte: UFMG, 2020. N/Publicado.

ANTUNES-ROCHA M. I.; OLIVEIRA, A. A.; LIMA, C. de A. Educação do Campo: uma possibilidade para a reconstrução da oferta escolar nas áreas campesinas atingidas pelo rompimento da Barragem do Fundão. In: SILVA, F. A. et al. (Ed.). Diálogos na formação docente com diferentes sujeitos e espaços e espaços educativos. Curitiba: CRV, 2018. p. 297-310.

ANTUNES-ROCHA, M. I.; HUNZICKER, A. C. de M.; FANTINEL, L. M. O rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão e os desafios para a educação. Revista Ciência & Cultura, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). v. 72, no. 2. São Paulo. Abr./Jun. p. 17-21. 2020. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.21800/2317-66602020000200007>

BRANDÃO, C. R. Casa de escola. Campinas: Papirus, 1983.

MPMG – MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS. Relatório Institucional: “O Ministério Público de Minas Gerais na defesa dos Direitos Humanos face ao maior desastre socioambiental do Brasil”. Mariana: 2. Promotoria de Justiça da Comarca de Mariana/MG, 2016. 53 p. Disponível em: https://www.mpmg.mp.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A91CFAA57FFCA45015801F116194FD4. Acesso em: 12 nov. 2019.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Poder Executivo. Brasília: Diário Oficial da União, 5 nov. 2010. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2010/decreto-7352-4-novembro-2010-609343-publicacaooriginal-130614-pe.html. Acesso em: 2 maio 2020.

CASTRIOTA, L. B. et al. Dossiê de tombamento Bento Rodrigues. Belo Horizonte: ICOMOS, 2019, 330 p. Disponível em: http://patrimoniocultural.blog.br/wp-content/uploads/2019/06/DOSSIE-BENTO-ICOMOS-2019.pdf. Acesso em: 8 maio 2019.

DINIZ-MENEZES, L. de S. Representações Sociais sobre a Educação do Campo construídas por Educandos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social, Belo Horizonte, 2013.

FERNANDES, B. M. Os campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação do Campo e Pesquisa. Questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. 154p.

FERNANDES, B. M. Sobre a tipologia de territórios. GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo, 2008a. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/ruralidade/sobre-a-tipologia-de-territorios.pdf/at_download/file. Acesso em: 10 maio 2020.

FERNANDES, B. M. Entrando nos territórios do Território. In: PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E. (Org.). Campesinato e território em disputa. 1. ed. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008b.

GOOGLE MAPS. Imagem de satélite da Escola M. Dom Luciano Pedro de Almeida Mendes. Google Maps. 2013. Disponível em: https://www.google.com.br/maps/@-20.3657971,-43.4296386,3a,75y,311.3h,91.06t/data=!3m6!1e1!3m4!1s0YbUqz8-BB5bJd7qy-E9ZA!2e0!7i13312!8i6656. Acesso em: 2 maio 2020.

HAESBAERT, R. Des-territorialização e identidade: a rede “gaúcha” no nordeste. Niterói: EDUFF, 1997. 293 p.

HAESBAERT, R. Dilema de Conceitos: Espaço-Território e Contenção Territorial. In: SAQUET, Marcos Aurélio; SPOSITO, Eliseu Savério (Org.). Territórios e Territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

HUNZICKER, A. C. de M.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Representações Sociais de professores sobre a prática pedagógica no contexto do rompimento da barragem de minério em Mariana - Brasil. Apresentação de trabalho na XIV Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS), Universidade de Belgrano, Bueno Aires, Argentina. 2018.

HUNZICKER, A. C. de M. O rompimento da Barragem do Fundão: repercussões nos saberes e práticas das professoras da escola de Bento Rodrigues. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – PROMESTRE, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2019.

______; Educação no contexto minerário: como pensam, sentem e agem os professores em relação à escola de Bento Rodrigues no contexto do rompimento da barragem de Fundão. Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. (Tese em andamento).

HUNZICKER, A. C. de M.; RIBEIRO, L.; ANTUNES-ROCHA, M. I. SER ATINGIDO, SER CAMPONÊS: o desafio identitário dos moradores de Bento Rodrigues/Mariana/Brasil. Memorias del IV encuentro latinoamericano de extensión y desarrollo rural y del. III congreso Latino-Americano de Psicología Rural. Órgano informativo de extensión, v. 6, Fundación Universitaria Agraria de Colombia – UNIAGRARIA, 2019. p. 371-388. Disponível em: < https://www.uniagraria.edu.co/wp-content/uploads/2020/10/Revista-Encuentro-Latinoamer.-Extensi%C3%B3n_compressed-1.pdf>

HUNZICKER, A. C. de M.; ANTUNES-ROCHA, M. I. SANTOS, M. L. dos. Ser atingido, impactado e pés-de-lama: representações sociais sobre os sujeitos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Trabalho apresentado na XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais (JIRS) e IX Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, Porto Alegre/RS, 2019.

HUNZICKER, A. C. de M.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Desafios enfrentados pelos sujeitos de uma escola do campo atingida pelo rompimento da barragem de Fundão. In. CARVALHO, C. A. da S.; ARAÚJO, A. F. de. (Orgs.) Educação do Campo: Educar é um ato político: Educação do Campo e seus princípios. 1. ed. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2020.

IBAMA – INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Laudo Técnico Preliminar: impactos ambientais decorrentes do desastre envolvendo o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais. IBAMA, 2015. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/phocadownload/barragemdefundao/laudos/laudo_tecnico_preliminar_Ibama.pdf. Acesso em: 11 maio 2020.

TTAC – Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta. Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta. Dispõe sobre acordo entre União, Governo do estado de Minas Gerais, Governo do estado Espírito Santo, Samarco Mineração S/A, Vale S/A e BHP Billiton Brasil Ltda. 2016. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/phocadownload/cif/ttac/cif-ttac-completo.pdf. Acesso em: 19 maio 2020.

JUSTIÇA GLOBAL. Vale de Lama. Rompimento da barragem de rejeitos da Samarco (Vale/BHP). Justiça Global. 2015. Disponível em: http://www.global.org.br/blog/vale-de-lama-rompimento-da-barragem-de-rejeitos-da-samarco-valebhp-provoca-destruicao-em-mariana/. Acesso em: 19 maio 2019.

KOLLING, E. J.; NERY, I.; MOLINA, M. C. Por uma Educação Básica do Campo: Memória. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 1999. n. 1. (Coleção por uma Educação Básica do Campo.)

LEITE, S. C. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999. 115 p. v. 70.

MENEZES-NETO, A. J. Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

OLIVEIRA-CARVALHO, C. M. Desafios da Escola Estadual Padre José Epifânio Gonçalves no contexto do rompimento da barragem de Fundão: um estudo das Representações Sociais dos Professores por meio de análise de Atas de reuniões. Programa de Mestrado Profissional – Educação e Docência, PROMESTRE, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. (Dissertação em andamento).PINHEIRO, T. M. M. et al. (Org.). Mar de lama da Samarco na bacia do rio Doce: em busca de respostas. Belo Horizonte: Instituto Guaicuy, 2019. 316 p.

PLEIN, I. T. T. et al. Território e territorialidade na perspectiva de Robert David Sack In: SAQUET, M. A.; SOUZA, E. B. C. de. (Org.) Leituras do conceito de território e de processos espaciais. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 47-66.

PÓLEN. Diagnóstico Preliminar dos Bens Culturais Identificados no Território Atingido em Mariana pelo Rompimento da Barragem de Fundão. Lagoa Santa: Pólen –Consultoria, Patrimônio e Projetos Ltda, 2017. 88 p.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

Published

2021-10-01

How to Cite

HUNZICKER, A. C. de M.; ANTUNES-ROCHA, M. I.; SANTOS, M. L. dos . The school as a factor of deterritorialization of the peoples affected by the Fundão Dam break : Challenges for the Bento Rodrigues School. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 80–105, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2020.21879. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/21879. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos