A Escola como fator de desterritorialização dos povos atingidos pelo rompimento da Barragem do Fundão
Desafios para a Escola de Bento Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-770X.2020.21879Palabras clave:
rompimento da Barragem de Fundão, desterritorialização, Escola de Bento RodriguesResumen
O artigo analisa as repercussões do rompimento da Barragem de Fundão no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização da Escola Municipal Bento Rodrigues, partindo da compreensão de que esta situa-se em um contexto campesino. Neste sentido, referencia-se na matriz da Educação do Campo e em autores que trabalham com o conceito de território. Como fonte de dados, faz uso de entrevistas realizadas com professores e lideranças da comunidade. Nas conclusões, reafirma que a escola vivencia ainda um processo de desterritorialização, ao mesmo tempo que alerta sobre os desafios a serem vivenciados na dinâmica da reterritorialização a ser realizada no reassentamento da comunidade em nova área.
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