Notório Saber para os Mestres e Mestras dos Povos e Comunidades Tradicionais

Uma Revolução no Mundo Acadêmico Brasileiro

Autores/as

  • José Jorge de Carvalho Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.29103

Palabras clave:

Notório Saber, Encontro de Saberes, Descolonização Acadêmica – transdisciplinaridade

Resumen

O artigo apresenta uma fundamentação circunstanciada do instrumento formal de titulação acadêmica chamada Notório Saber, concebido especificamente para os mestres e mestras dos saberes dos povos e comunidades tradicionais (indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das culturas populares, entre outros).  A luta pelo Notório Saber se vincula ao movimento Encontro de Saberes, destinado a incluir os mestres como docentes nas universidades, e que já alcança uma escala nacional. O Notório Saber dos mestres contribuiu para um enfrentamento de três grandes desafios colocados para as universidades hoje, em praticamente todos os países do mundo: a descolonização do padrão eurocêntrico de universidade moderna; a transição da disciplinaridade para a transdiciplinaridade; e a superação do modelo neoliberal de produção de saber acadêmico com base no capitalismo cognitivo.

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Biografía del autor/a

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília (UnB)

Professor de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) e Coordenador do INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (CNPq).

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Publicado

2021-12-30

Cómo citar

CARVALHO, J. J. de. Notório Saber para os Mestres e Mestras dos Povos e Comunidades Tradicionais: Uma Revolução no Mundo Acadêmico Brasileiro. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 54–77, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2021.29103. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/29103. Acesso em: 17 jul. 2024.