Ensaio de expressão artística sobre a fome no Brasil

A arte que manifesta a fome

Autores

  • Sarah Santos da Costa Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Vitória Maria de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Valber dos Santos Silva Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Lucas Scardini Neves Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Raony Pegoretti Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Thamires Cantalejo Fontoura Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Flávia Vitorino Freitas Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2023.40668

Palavras-chave:

Fome, Expressão Artística, Arte, Segurança Alimentar e Nutricional

Resumo

Ao contextualizar a fome brasileira sob um olhar de descobertas criativas e humanizadas, surgiram expressões artísticas reapresentando o tema por meio de uma outra lente: a arte. Os apelos urgentes dos famintos constituem desafio para sistemas alimentares e, especialmente, no que se refere ao acesso livre e permanente à alimentação de qualidade e em quantidade suficiente – (in)Segurança Alimentar e Nutricional. Neste ensaio, utilizou-se de aspectos socioculturais, científicos e artísticos como inspiração, reapresentando a fome através da expressão artística, resultando em dois produtos: um cordel e uma poesia sonora. O cordel, gênero literário com métrica, rima e oração, expressa a indagação da fome no título “Me diga por quê?”. A poesia sonora “Como tem fome?”, essencialmente oral e experimental, resulta em reflexões e manifestações. O ensaio trouxe à tona a sensibilidade dos autores, aproximando ciência e arte, trazendo responsabilidade de embasar-se nas inspirações, deixar fluir e sustentar a própria criação.

 

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Publicado

2023-10-31

Como Citar

Ensaio de expressão artística sobre a fome no Brasil: A arte que manifesta a fome. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 29, n. 3, 2023. DOI: 10.35699/2316-770X.2023.40668. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/40668. Acesso em: 18 dez. 2024.