Cidade - espaço público?

a economia política do consumismo nas e das cidades

Autores

  • Henri Acselrad Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2013.2682

Palavras-chave:

Cidade, Espaço público, Consumismo

Resumo

O presente texto revê o debate sobre a questão do “público” no contexto das reconfigurações do capitalismo contemporâneo – brasileiro em particular –, identificando os mecanismos pelos quais as cidades tornam-se lugar do consumismo e do consumismo de lugar. Por um lado, observa-se um conflito sobre a configuração do visível, tendo por objeto a distribuição dos espaços privados e públicos, dos assuntos que neles se trata ou não se trata e dos atores que têm ou não motivos para deles se ocupar. Por outro, vemos operar os dispositivos de uma cadeia produtiva do estilo de vida dominante nas cidades, articulando o consumismo “das famílias” ao padrão macroestrutural de utilização do espaço, de seus recursos e das massas de capital em busca de sua rentabilização, disseminando uma determinada concepção do que seja o progresso e o desenvolvimento da nação, fazendo com que a atenção da população restrinja-se à busca de meios para participar do circuito acelerado do consumismo.

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Biografia do Autor

Henri Acselrad, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professor Associado do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Brasil). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.      

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Publicado

2016-04-11

Como Citar

ACSELRAD, H. Cidade - espaço público? a economia política do consumismo nas e das cidades. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 234–247, 2016. DOI: 10.35699/2316-770X.2013.2682. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2682. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos