Movimentos em curso

questões da dança no século da invenção teórica do corpo

Autores

  • Graziela Andrade Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2015.2742

Palavras-chave:

Movimento, Dança, Corpo

Resumo

No século XX, o corpo experimentou as mais velozes transformações que uma centena de anos já lhe trouxe e,
nesse contexto, o pensamento e o movimento da dança alteraram-se consideravelmente. Em um breve recorte histórico que parte do século anterior, investigamos e apresentamos alguns personagens e concepções relevantes, para compreendermos a “herança” recebida pelo Campo da Dança.

Biografia do Autor

  • Graziela Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Artista da dança e Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da
    Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ANDRADE, Graziela Corrêa de. Corpografia em dança: da experiência do corpo sensível entre a informação e a gestualidade. Tese (doutorado em...) – Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2013.

AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

COURTINE, Jean-Jacques. Histoire du corps. Le XXº siècle. Paris: Éditions du Seuil, 2006. (V.3 Les mutations du regard)

DELSARTE, François. Cours d ́esthétique apliquée (extrait des cahiers d ́étudiants). In: MACEL, Christine; LAVIGNE, Emma. (Org.). Danser sa vie: écrits sur la danse. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 2011, p.17-19.

DUNCAN, Isadora. La Danse de l ́avenir. In: MACEL, Christine; LAVIGNE, Emma. (Org.). Danser sa vie: écrits sur la danse. Paris: Éditions du Centre Pompidou, 2011, p. 35-41.

LOUPPE, Laurence. Corpos Híbridos in Lições de Dança. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UniverCidade, 2000.

MACEL, Christine. Anna Halprin. In: MACEL, Christine; LAVIGNE, Emma. (Org.). Danser sa vie: art et danse de 1900 à nous jour. (Catálogo). Paris: Éditions du Centre Pompidou, 2011, p. 242-245.

MACEL, Christine; LAVIGNE, Emma (Org.). Danser sa vie:art et danse de 1900 à nous jour. (Catálogo). Paris: Éditions du Centre Pompidou, 2011.

RIBEIRO, Mônica Medeiros. Dalcroze e a dança moderna: indícios de uma presença. In: REUNIÃO CIENTÍFICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – ABRACE, 6., 2011, Porto Alegre, 2011.

SHAWN, Ted. Chaque petit mouvement. À propos de François Delsarte. Paris: Éditions Complexe et Centre Nacional de la danse, 2005.

STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: princípios e aplicações. Campinas: Papirus, 2012.

SUQUET, Annie. Introduction. In: SWAWN, Ted. Chaque petit mouvement. À propos de François Delsarte. Paris: Editions Complexe et Centre Nacional de la danse, 2005, p. 21-34.

SUQUET, Annie. Scènes Le corps dansant: un laboratoire de la perception. In: COURTINE, Jean-Jacques. Histoire du corps.Le XXº siècle.Paris, Éditions du Seuil, 2006, p. 407-429. (V.3 Les muta-Éditions du Seuil, 2006, p. 407-429. (V.3 Les mutations du regard).

Downloads

Publicado

2016-09-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Movimentos em curso: questões da dança no século da invenção teórica do corpo. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 22, n. 1 e 2, p. 124–141, 2016. DOI: 10.35699/2316-770X.2015.2742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/2742. Acesso em: 18 dez. 2024.