Expandindo as paredes da sala de aula
aprendizados com o ensino a distância e ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.29089Palavras-chave:
Ensino a distância, Ensino remoto emergencial, curso de extensão universitária, ensino de programação de computadores, produção de conteúdos educacionais, design instrucionalResumo
Neste artigo, apresentamos um estudo analítico-descritivo sobre o projeto, implementação e avaliação de um curso de extensão universitária na modalidade a distância no âmbito da UFMG. Trata-se de um curso de programação de computadores voltado para estudantes e formados nas ciências da vida e que desejam aprender Bioinformática. Apresentamos e discutimos algumas das especificidades do ensino a distância (EAD), os conhecimentos requeridos na concepção e implementação e desafios enfrentados. Avaliamos a percepção dos alunos formados no curso e discutimos os pontos a serem melhorados e perspectivas que tais avaliações originaram. Discutimos também algumas das contribuições que essa experiência prévia com a EAD nos trouxe no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). Por fim, fazemos algumas considerações sobre o amplo alcance que esta modalidade de curso pode atingir em benefício de estudantes que não poderiam ter acesso a esse conteúdo de outras maneiras.
Downloads
Referências
BENTO, D. (2018). A produção de material didático para EaD (1a. ed.). Cengage Learning.
DHAWAN, S. (2020). Online learning: a panacea in the time of COVID-19 crisis. Journal of Educational Technology Systems, 49(1), 5-22.
FIELD, S. (2001). Manual do roteiro (1a. ed.). Objetiva.
FILATRO, A. (2018). Como preparar conteúdo para EAD (1a. ed.). Saraiva Educação.
HIGASHI, R. M., Schunn, C. D., & Flot, J. B. (2017). Different underlying motivations and abilities predict student versus teacher persistence in an online course. Education Tech Research, 65(1), 1471-1473.
KENSKI, V. M. (Ed.). (2019). Design instrucional para cursos online (2a. ed.). Artesanato educacional.
RAPANTA, C., Botturi, L., Goodyear, P., Guàrdia, L. e Koole, M. (2020). Online university teaching during and after the covid-19 crisis: refocusing teacher presence and learning activity. Postdigital Science and Education, 2(1), 923-945.
UIJL, S., Filius, R. e Ten Cate, O. (2017). Student interaction in small private online courses. Medical Science Education, 27(1), 237–242.