Juventude trabalhadora

as repercussões do trabalho na trajetória de vida de jovens egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2024.53331

Palavras-chave:

jovem trabalhador, pesquisa com narrativas, trabalho e educação

Resumo

O artigo discute alguns dos resultados da pesquisa empírica sobre as repercussões do trabalho na trajetória de vida de jovens egressos da Cruz Vermelha Brasileira, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da metodologia de pesquisa com narrativas. A partir do diálogo com autores/as do campo da Sociologia da juventude, do Trabalho e Educação, no caminho teórico-metodológico foi destacado as experiências singulares e como o indivíduo atribuiu sentido a sua trajetória. A pesquisa com narrativas também foi um pilar representativo, sobretudo, por valorizar o relato como um meio de investigação e como forma de produção de conhecimento. Evidenciamos que a categoria “Juventudes” é diversa, bem como os sujeitos que a compõem. Traz elementos que nos permitem refletir sobre o lugar que o trabalho ocupa na formação dos jovens pobres, o que pode ter repercutido em diferentes trajetórias de vida desses jovens.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Silvério Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestre da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Programa de Pós-graduação stricto sensu – PROMESTRE, Mestrado Profissional em Educação e Docência. Psicóloga e Pedagoga, com Pós-graduação em MBA Executivo de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Servidora Pública Federal da UFMG.

  • Inajara de Salles Viana Neves, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

    Professora Adjunta do Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Educação Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos - (UNIMARCO), e Pedagoga (FAE/UFMG). Professora permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu do PPGEDMAT/UFOP - Mestrado em Educação Matemática na Linha de Pesquisa: Formação de Professores que Ensinam Matemática. Colaboradora externa do Programa de Pós-graduação stricto sensu -
    PROMESTRE Mestrado Profissional em Educação e Docência, na Linha de Pesquisa: Trabalho e Educação (FaE/UFMG). Realizou residência Pós-doutoral na Universidade Aberta de Portugal UAb (Bolsista CAPES - 2014-2015).

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Publicado

2025-01-28

Como Citar

Juventude trabalhadora: as repercussões do trabalho na trajetória de vida de jovens egressos. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 31, n. fluxo contínuo, 2025. DOI: 10.35699/2965-6931.2024.53331. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/53331. Acesso em: 25 dez. 2025.