CARTILHAS TURÍSTICAS DE OURO PRETO: UM NOVO OLHAR

Autores

  • Debora Gonçalves Alencar Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Turismo, Cartilhas Turísticas, Articulação, Comunicação, Roteirização.

Resumo

O trabalho vigente tem o intuito de demonstrar a qualificação do turismo através do desenvolvimento de Cartilhas Turísticas. Este como um instrumento de comunicação entre o destino turístico Ouro Preto, o turista, o trade turístico e a comunidade local. O projeto CATOP tem como objetivo fornecer informações conscientes e objetivas sobre a cidade. Logo o artigo descreve a elaboração de duas cartilhas com perspectivas diferentes e para os dois públicos que coexistem na cidade, turistas e moradores. O intuito é beneficiar a atividade turística do destino com a comunicação e informação sobre a cultura local, roteiros expõem a diversidade do local, bem como, sua estrutura geográfica. Para a construção do conteúdo das Cartilhas do projeto CATOP foram realizadas pesquisas conceituais, comparativas e sobre o público. Como resultado obtemos um material com viés informativo e educador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Gonçalves Alencar, Universidade Federal de Ouro Preto

Débora Gonçalves Alencar ingressou na Universidade Federal de Ouro Preto em 2010 no curso de Bacharel em Turismo.Desenvolveu o projeto "Cartilhas Turísticas para Ouro Preto" com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX- UFOP) onde trabalhou com roteirização,comunicação e marketing turístico. Em março de 2014 teve aprovação para desenvolver uma nova linha de pesquisa," Turismo Cinematográfico e suas implicações no Brasil" pelo Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Cientifica (PIVIC-UFOP).

Publicado

2016-07-28

Como Citar

ALENCAR, D. G.; KNUPP, M. E. C. G. CARTILHAS TURÍSTICAS DE OURO PRETO: UM NOVO OLHAR. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 111–147, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18974. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos