PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Autores

  • Lucas Soares Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Viviane José de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Felipe Resende de Sá
  • Verônica Morais Ximenes Professora Associada no Departamento de Psicologia na Universidade Federal do Ceará Resumo

Palavras-chave:

Psicologia Comunitária, Educação, Libertação, Comunidade, Pobreza.

Resumo

A partir de uma visita realizada à Comunidade do Cipó, município de Pentecoste no Estado do Ceará, este trabalho busca compreender o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) a partir dos principais conceitos teóricos da Psicologia Comunitária. Observa-se que o PRECE vem se configurando enquanto ferramenta com práxis libertadora, de enfrentamento às condições de pobreza e opressão, de superação do Fatalismo, de Fortalecimento Comunitário, de desenvolvimento de Sentimento de Comunidade, e como incubadora de iniciativas que possam vir a se configurar em Atividade Comunitária. Conclui-se que o PRECE é um exemplo de educação libertadora e do poder e força que as comunidades e sujeitos pobres e oprimidos possuem de se organizar e construir suas ferramentas de transformação e libertação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Morais Ximenes, Professora Associada no Departamento de Psicologia na Universidade Federal do Ceará Resumo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutora em Psicologia - Universidad de Barcelona (2000) e Pós-Doutorado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professora Associado IV da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Assumiu os seguintes cargos de gestão: coordenadora e vice-coordenadora do Mestrado em Psicologia e da graduação em Psicologia e vice-presidente do Forum de Coordenadores de Cursos de Graduação. Em 2003, assumiu a coordenação do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia Comunitária. Foi coordenadora do GT Saúde Comunitária da ANPEPP (2014-2016) e atualmente é Tesoureira da ANPEPP (gestão 2016-2018). Foi presidente da 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. . Desenvolve pesquisas sobre as implicações psicossociais da pobreza em parceria com a Universidade Autônoma de Yucatán (México). É membro da Red Latinonamericana de Formación en Psicología Comunitária. Direciona suas atividades acadêmicas nos seguintes temas: psicologia comunitária, saúde comunitária, implicações psicossociais da pobreza, políticas públicas, atividade comunitária, desenvolvimento comunitário, conscientização e sentimento de comunidade.Pesquisadora do CNPq - PQ-2

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

RODRIGUES, L. S.; FREITAS, V. J. de; SÁ, F. R. de; XIMENES, V. M. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19053. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência