PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA

Autores

  • Lucas Soares Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Viviane José de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Felipe Resende de Sá
  • Verônica Morais Ximenes Professora Associada no Departamento de Psicologia na Universidade Federal do Ceará Resumo

Palavras-chave:

Psicologia Comunitária, Educação, Libertação, Comunidade, Pobreza.

Resumo

A partir de uma visita realizada à Comunidade do Cipó, município de Pentecoste no Estado do Ceará, este trabalho busca compreender o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) a partir dos principais conceitos teóricos da Psicologia Comunitária. Observa-se que o PRECE vem se configurando enquanto ferramenta com práxis libertadora, de enfrentamento às condições de pobreza e opressão, de superação do Fatalismo, de Fortalecimento Comunitário, de desenvolvimento de Sentimento de Comunidade, e como incubadora de iniciativas que possam vir a se configurar em Atividade Comunitária. Conclui-se que o PRECE é um exemplo de educação libertadora e do poder e força que as comunidades e sujeitos pobres e oprimidos possuem de se organizar e construir suas ferramentas de transformação e libertação.

 

Biografia do Autor

  • Verônica Morais Ximenes, Professora Associada no Departamento de Psicologia na Universidade Federal do Ceará Resumo
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutora em Psicologia - Universidad de Barcelona (2000) e Pós-Doutorado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). É professora Associado IV da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Assumiu os seguintes cargos de gestão: coordenadora e vice-coordenadora do Mestrado em Psicologia e da graduação em Psicologia e vice-presidente do Forum de Coordenadores de Cursos de Graduação. Em 2003, assumiu a coordenação do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia Comunitária. Foi coordenadora do GT Saúde Comunitária da ANPEPP (2014-2016) e atualmente é Tesoureira da ANPEPP (gestão 2016-2018). Foi presidente da 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária. . Desenvolve pesquisas sobre as implicações psicossociais da pobreza em parceria com a Universidade Autônoma de Yucatán (México). É membro da Red Latinonamericana de Formación en Psicología Comunitária. Direciona suas atividades acadêmicas nos seguintes temas: psicologia comunitária, saúde comunitária, implicações psicossociais da pobreza, políticas públicas, atividade comunitária, desenvolvimento comunitário, conscientização e sentimento de comunidade.Pesquisadora do CNPq - PQ-2

Downloads

Publicado

2019-07-24

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19053. Acesso em: 22 dez. 2024.