PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM CÉLULAS COOPERATIVAS SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Palabras clave:
Psicologia Comunitária, Educação, Libertação, Comunidade, Pobreza.Resumen
A partir de uma visita realizada à Comunidade do Cipó, município de Pentecoste no Estado do Ceará, este trabalho busca compreender o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) a partir dos principais conceitos teóricos da Psicologia Comunitária. Observa-se que o PRECE vem se configurando enquanto ferramenta com práxis libertadora, de enfrentamento às condições de pobreza e opressão, de superação do Fatalismo, de Fortalecimento Comunitário, de desenvolvimento de Sentimento de Comunidade, e como incubadora de iniciativas que possam vir a se configurar em Atividade Comunitária. Conclui-se que o PRECE é um exemplo de educação libertadora e do poder e força que as comunidades e sujeitos pobres e oprimidos possuem de se organizar e construir suas ferramentas de transformação e libertação.