ESTÁGIO CURRICULAR INTERPROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Luiz Gonzaga Souza Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco / Programa de Pós - Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC)
  • Ana Wladia Silva de Lima Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
  • Michelle Galindo de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.
  • Ricardo Ferreira das Neves Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.

Palavras-chave:

Sequência Didática, Estágio Curricular Interprofissional, PET

Resumo

O presente relato é sobre a aplicação de uma Sequência Didática (SD) desenvolvida numa escola municipal em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, na Educação Básica. O evento sobre Arte e Educação no Ensino de Ciências Naturais envolveu a abordagem de Temas Transversais num enlace Educação e Saúde, a partir da apresentação de um Sarau, que buscou desenvolver o senso crítico dos alunos acerca de problemas no âmbito social e escolar, no que tange ao preconceito e a sexualidade. A proposta envolveu uma equipe de mediadores (estagiários e docentes) do PET-Saúde/GraduaSUS e o Projeto PET - Estágio Curricular Interprofissional, que juntamente com a Gestão Escolar, professores e alunos possibilitou a criação e a apresentação das temáticas através da dança, do teatro, da paródia e da citação. O Sarau permitiu significativa sinergia entre os envolvidos e a comunidade, potencializando a aprendizagem de conceitos e valores, instigando-os a refletirem enquanto formadores de opinião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gonzaga Souza Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco / Programa de Pós - Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC)

Mestrando bolsista Capes do Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE)

Ana Wladia Silva de Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória

Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória

Michelle Galindo de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.

Doutora em Nutrição, Docente da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.

Ricardo Ferreira das Neves, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática, Docente do Programa PROFBIO da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Docente Colaborador no PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Downloads

Publicado

2019-07-24

Como Citar

SOUZA NETO, L. G.; LIMA, A. W. S. de; OLIVEIRA, M. G. de; NEVES, R. F. das. ESTÁGIO CURRICULAR INTERPROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19076. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê- Saúde e Educação Básica