ESTÁGIO CURRICULAR INTERPROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores/as

  • Luiz Gonzaga Souza Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco / Programa de Pós - Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC)
  • Ana Wladia Silva de Lima Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
  • Michelle Galindo de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.
  • Ricardo Ferreira das Neves Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.

Palabras clave:

Sequência Didática, Estágio Curricular Interprofissional, PET

Resumen

O presente relato é sobre a aplicação de uma Sequência Didática (SD) desenvolvida numa escola municipal em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, na Educação Básica. O evento sobre Arte e Educação no Ensino de Ciências Naturais envolveu a abordagem de Temas Transversais num enlace Educação e Saúde, a partir da apresentação de um Sarau, que buscou desenvolver o senso crítico dos alunos acerca de problemas no âmbito social e escolar, no que tange ao preconceito e a sexualidade. A proposta envolveu uma equipe de mediadores (estagiários e docentes) do PET-Saúde/GraduaSUS e o Projeto PET - Estágio Curricular Interprofissional, que juntamente com a Gestão Escolar, professores e alunos possibilitou a criação e a apresentação das temáticas através da dança, do teatro, da paródia e da citação. O Sarau permitiu significativa sinergia entre os envolvidos e a comunidade, potencializando a aprendizagem de conceitos e valores, instigando-os a refletirem enquanto formadores de opinião.

Biografía del autor/a

  • Luiz Gonzaga Souza Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco / Programa de Pós - Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC)
    Mestrando bolsista Capes do Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE)
  • Ana Wladia Silva de Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
    Doutora em Enfermagem, Docente da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
  • Michelle Galindo de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.
    Doutora em Nutrição, Docente da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.
  • Ricardo Ferreira das Neves, Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória.
    Doutor em Ensino das Ciências e Matemática, Docente do Programa PROFBIO da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória. Docente Colaborador no PPGEC da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Publicado

2019-07-24

Número

Sección

Dossiê- Saúde e Educação Básica

Cómo citar

ESTÁGIO CURRICULAR INTERPROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19076. Acesso em: 22 dec. 2024.