MARATONA ECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM VOLTADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2020.20602

Palavras-chave:

Sensibilização ambiental, Práticas Ecológicas, Sustentabilidade

Resumo

A Primeira Maratona Ecológica foi uma ação universitária desenvolvida pelo projeto de extensão Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social (ESNIS), dentro da programação da II Semana das Engenharias Química, Ambiental e Sanitária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Tal ação teve como público-alvo a comunidade acadêmica de Instituições de Ensino Superior (IES); e, como finalidade, a sensibilização dos participantes quanto à coleta, destinação final e reciclagem ou reutilização de resíduos sólidos. Para o desenvolvimento da ação foi repassado um edital descrevendo todos os procedimentos necessários para participação e as atividades a serem desenvolvidas. Concluiu-se que o objetivo principal foi atingido, uma vez que o evento teve grande destaque na sensibilização – conquistada de forma lúdica – dos discentes e da comunidade em geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Patricia Dias Chaves, Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Graduanda em Engenharia Civil na UFERSA – Campus Pau dos Ferros

Francisco Soares Roque, Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFERSA – Campus Pau dos Ferros

Igor Mateus Pessoa de Lima, Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Graduando em Ciências e Tecnologia na UFERSA – Campus Pau dos Ferros

Talita Tássia da Costa, Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFERSA – Campus Pau dos Ferros

Cláwsio Rogério Cruz de Sousa, Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Professor no Departamento de Engenharias e Tecnologia na UFERSA – Campus Pau dos Ferros

Joel Medeiros Bezerra, Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA

Professor no Departamento de Engenharias e Tecnologia na UFERSA – Campus Pau dos Ferros

Referências

Afonso, T., Zanon, M. . G., Locatelli, R. L., & Afonso, B. P. D. 2016. Consciência ambiental, comportamento pró-ambiental e qualidade de gerenciamento de resíduos em serviços de saúde. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 5 (3) 106-119.

Brasil. 1999. Lei n° 9.795: Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental–PNEA e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil.

Brasil. 2005. Consumo sustentável: manual de educação. Ministério Meio Ambiente (MMA). Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC. Recuperado de <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf>.

Carvalho, I. C. M. 2017. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 256.

Conama. 1999. Resolução n° 257. Recuperado de https://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/36_09102008040356.pdf.

Evangelista, L. M., Soares, M. H. F. B. 2011. Atividades lúdicas no desenvolvimento da educação ambiental. In: Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade. UFG / IESA / NUPEAT (Anais). 2. Goiânia: SEAT.

Pérez-Rogríguez, U., Varela-Losada, M., Álverez-Lires, F. J., & Vega-Marcote, P. 2017. Attitudes of preservice teachers: Design and validation of an attitude scale toward environmental education. Journal of Cleaner Production, 164, 634-641.

Portal da UFERSA. 2018. UFERSA, Campus Pau dos Ferros. Recuperado de https://engcivilpaudosferros.ufersa.edu.br/wpcontent/uploads/sites/88/2018/01/UFERSA_PDF-1.jpg.

Silva, A. G. 2011. Concepção de lúdico dos professores de Educação Física Infantil. (Trabalho de Conclusão de Curso / Graduação em Educação Física). 61. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Silva, C., Martins, M., Lapa, B., & Badr, E. 2017. A educação ambiental e a participação popular / The environmental education and popular participation. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências. 10(21)143-151.

Silva, N. M., Nolêto, T. M. S. J. 2004. Reflexões sobre lixo, cidadania e consciência ecológica. Geoambiente On-line. 2, 01-14.

Publicado

2020-12-30

Como Citar

CHAVES, A. P. D. .; ROQUE, F. S. .; LIMA, I. M. P. de .; COSTA, T. T. da; SOUSA, C. R. C. de; BEZERRA, J. M. MARATONA ECOLÓGICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM VOLTADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL . Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 60–89, 2020. DOI: 10.35699/2318-2326.2020.20602. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/20602. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos