EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

PROJETO LABINTER EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Suelen Regina Patriarcha-Graciolli Universidade Católica Dom Bosco
  • Ana Paula Gaspar Melim Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2021.25836

Palavras-chave:

Extensão universitária, Formação de professores, Experiência de ensino remoto

Resumo

As ações de extensão universitária promovem vivências teórico-práticas com a comunidade que possibilitam práticas formativas e dialógicas. O Projeto Labinter, no desenvolvimento de suas atividades, busca um diálogo com diferentes áreas do conhecimento por meio de suportes teóricos, práticos e conhecimentos formativos que se estendem para fora da Universidade. Por isso, o objetivo deste trabalho é apontar as primeiras experiências em torno de uma vivência no projeto Labinter, reconhecendo os tempos da pandemia e as alternativas vivenciadas com o ensino remoto. Construindo uma pesquisa com a utilização da ferramenta “Formulários Google” foram perceptíveis o acompanhamento e a reinvenção do projeto no âmbito formativo para os acadêmicos. Estes produziram vídeos de contação de histórias, construção de brinquedos, oficinas para a formação de contadores de histórias e reuniões pelo Meet. Conclui-se que o Labinter, durante a pandemia, possibilitou a formação do indivíduo por meio dos diálogos que viabilizam desconstruções, construções e reconstruções de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Regina Patriarcha-Graciolli, Universidade Católica Dom Bosco

Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFMS, Mestre em Ensino de Ciências (UFMS), Bióloga e Pedagoga, Docente do Curso de Pedagogia e Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Ana Paula Gaspar Melim, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação, Pedagoga, Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Cat´ólica Dom Bosco (UCDB).

Referências

Costa-Renders, E. C., & Silva, L. D. (2013). A Extensão e o Alargamento do Espaço de Ensino-Aprendizagem na Educação Superior. In: Síveres, L. A extensão universitária como princípio de aprendizagem, p. 81–94. Brasília, DF: Liber Livro.

Freire, P. (1979). Educação e Mudança. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra. Imbernón, F. (2004). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, SP: Coleção Questões da Nossa Época.

Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro presente. Lisboa, PT: EDUCA.

Patriarcha-Graciolli, S. R., & Melim, A. P. G. (2017). A experiência de acadêmicos do Labinter: A Contação de Histórias na Constituição de Leitores. In: Anais do VI Encontro Científico e Simpósio de Educação - Pedagogia, Lins, SP.

Patriarcha-Graciolli, S. R., & Melim, A. P. G. (2018). Contributos do Projeto de Extensão “Labinter” para a Formação Docente. In: III Jornada Brasileira de Educação e Linguagem, Campo Grande, MS.

Política Nacional de Extensão Universitária. (2012). Manaus, AM. http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf.

Rodrigues, A. L. L.; Prata, M. S., Batalha, T. B. S., Costa, C. L. N. A., & Neto, I. F. P. (2013). Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, 1(2), 141–148.

Síveres, L. (2013). O princípio da aprendizagem na extensão universitária. In: Síveres, L. (Org.), A extensão universitária como princípio de aprendizagem. Brasília, DF: Liber Livro.

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Carta de Navegação 2018-2022. Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Universidade Católica Dom Bosco, Extensão, Extensão na UCDB. https://site.ucdb.br/extensao/5/extensao-na-ucdb/672/.

Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). (2018). Política de Extensão Universidade Católica Dom Bosco.

Publicado

2021-07-14

Como Citar

PATRIARCHA-GRACIOLLI, S. R.; MELIM, A. P. G. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PROJETO LABINTER EM TEMPOS DE PANDEMIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 86–113, 2021. DOI: 10.35699/2318-2326.2021.25836. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/25836. Acesso em: 30 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos