DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA ESCOLA ATRAVÉS DO ESTUDO DA CÁRIE DENTÁRIA

Autores

  • Lina Naomi Hashizume Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thalya Gabriela Moraes Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nelso Alfeu da Rosa Motta Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natália Bregalda Rossoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ekaterine Brito Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlia Mariana dos Santos Jornada Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mayara de Oliveira Pacheco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2021.25885

Palavras-chave:

Divulgação da ciência, Escola, Cárie dentária

Resumo

A divulgação da ciência nas escolas contribui para aumentar o interesse e o senso crítico dos estudantes e professores em face do conhecimento científico. O objetivo deste projeto foi divulgar ciência nas escolas por meio do tema: cárie dentária. O público-alvo foi composto por estudantes e professores do ensino fundamental da rede pública de Porto Alegre, RS. O projeto promoveu atividades lúdico-educativas abordando temas relacionados à cárie dentária e associando-os aos conteúdos de disciplinas curriculares do segmento escolar. Foram realizadas também atividades de capacitação para os professores, visando a formação de multiplicadores dos conteúdos abordados com os estudantes. O projeto aumentou o interesse pelo conhecimento científico, promovendo saúde dentro do ambiente escolar. Os acadêmicos participantes vivenciaram diferentes realidades e exerceram seus papéis de divulgadores da ciência, fazendo a integração entre extensão, pesquisa e ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Naomi Hashizume, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social

Thalya Gabriela Moraes Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Odontologia

Nelso Alfeu da Rosa Motta Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmico do curso de Odontologia

Natália Bregalda Rossoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Odontologia

Ekaterine Brito Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Odontologia

Júlia Mariana dos Santos Jornada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Odontologia

Mayara de Oliveira Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Odontologia

Referências

Boa Esperança, C. R., Filomeno, C. E. S., & Lage, D. A. (2014). Divulgação científica no ambiente escolar: uma proposta a partir do uso de mídias digitais. Revista de Ensino de Biologia, 1(7), 1582–1591 (Disponível em: docplayer.com.br/10692536-Divulgacao-cientifica-no-ambiente-escolar-uma-proposta-a-partir-do-uso-de-midias-digitais.html)

Brasil, Ministério da Saúde. (2012). Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, Brasília, DF, (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf).

Carteri, M. T. et al. (2019). Fatores associados à experiência de cárie e qualidade de vida relacionada à saúde bucal em escolares. Revista da Faculdade de Odontologia de Passo Fundo, 24(2), 242–249. (Disponível em: https://doi.org/10.5335/rfo.v24i2.10445)

Mateus, W. D., Gonçalves, C. B. (2012). Discutindo a divulgação científica: o discurso e as possibilidades de divulgar ciência na internet. Revista Areté, 5(9), 29–43. (Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/45)

Publicado

2021-07-14

Como Citar

HASHIZUME, L. N.; CARVALHO, T. G. M.; MOTTA JÚNIOR, N. A. da R. .; ROSSONI, N. B. .; MACHADO, E. B.; JORNADA, J. M. dos S. .; PACHECO, M. de O. DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA ESCOLA ATRAVÉS DO ESTUDO DA CÁRIE DENTÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 350–367, 2021. DOI: 10.35699/2318-2326.2021.25885. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/25885. Acesso em: 30 jul. 2021.

Edição

Seção

Artigos