DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA ESCOLA ATRAVÉS DO ESTUDO DA CÁRIE DENTÁRIA

Autores

  • Lina Naomi Hashizume Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thalya Gabriela Moraes Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nelso Alfeu da Rosa Motta Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natália Bregalda Rossoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ekaterine Brito Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Júlia Mariana dos Santos Jornada Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mayara de Oliveira Pacheco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2021.25885

Palavras-chave:

Divulgação da ciência, Escola, Cárie dentária

Resumo

A divulgação da ciência nas escolas contribui para aumentar o interesse e o senso crítico dos estudantes e professores em face do conhecimento científico. O objetivo deste projeto foi divulgar ciência nas escolas por meio do tema: cárie dentária. O público-alvo foi composto por estudantes e professores do ensino fundamental da rede pública de Porto Alegre, RS. O projeto promoveu atividades lúdico-educativas abordando temas relacionados à cárie dentária e associando-os aos conteúdos de disciplinas curriculares do segmento escolar. Foram realizadas também atividades de capacitação para os professores, visando a formação de multiplicadores dos conteúdos abordados com os estudantes. O projeto aumentou o interesse pelo conhecimento científico, promovendo saúde dentro do ambiente escolar. Os acadêmicos participantes vivenciaram diferentes realidades e exerceram seus papéis de divulgadores da ciência, fazendo a integração entre extensão, pesquisa e ensino.

Biografia do Autor

  • Lina Naomi Hashizume, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Docente do Departamento de Odontologia Preventiva e Social

  • Thalya Gabriela Moraes Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Acadêmica do curso de Odontologia

  • Nelso Alfeu da Rosa Motta Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Acadêmico do curso de Odontologia

  • Natália Bregalda Rossoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Acadêmica do curso de Odontologia

  • Ekaterine Brito Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Acadêmica do curso de Odontologia

  • Júlia Mariana dos Santos Jornada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Acadêmica do curso de Odontologia

  • Mayara de Oliveira Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Acadêmica do curso de Odontologia

Referências

Boa Esperança, C. R., Filomeno, C. E. S., & Lage, D. A. (2014). Divulgação científica no ambiente escolar: uma proposta a partir do uso de mídias digitais. Revista de Ensino de Biologia, 1(7), 1582–1591 (Disponível em: docplayer.com.br/10692536-Divulgacao-cientifica-no-ambiente-escolar-uma-proposta-a-partir-do-uso-de-midias-digitais.html)

Brasil, Ministério da Saúde. (2012). Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, Brasília, DF, (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf).

Carteri, M. T. et al. (2019). Fatores associados à experiência de cárie e qualidade de vida relacionada à saúde bucal em escolares. Revista da Faculdade de Odontologia de Passo Fundo, 24(2), 242–249. (Disponível em: https://doi.org/10.5335/rfo.v24i2.10445)

Mateus, W. D., Gonçalves, C. B. (2012). Discutindo a divulgação científica: o discurso e as possibilidades de divulgar ciência na internet. Revista Areté, 5(9), 29–43. (Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/45)

Publicado

2021-07-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NA ESCOLA ATRAVÉS DO ESTUDO DA CÁRIE DENTÁRIA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 350–367, 2021. DOI: 10.35699/2318-2326.2021.25885. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/25885. Acesso em: 22 dez. 2024.