ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ZOONOSES E GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS COM ALUNOS DO ENSINO BÁSICO NO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ
Palavras-chave:
Educação em saúde, Animais, Saúde Pública, Infecções, ParasitosesResumo
Considerável porcentagem de doenças em ascensão é zoonótica. Devido à maior proximidade entre seres humanos e animais, a prevenção de zoonoses torna-se cada vez mais relevante. O presente estudo tem como finalidade descrever ações educativas sobre zoonoses, guarda responsável e controle populacional realizados no ano de 2019 em escolas públicas do Ensino Básico de Acarape e Redenção, Ceará. Um quantitativo de 640 alunos participou das atividades educativas. A temática foi bem aceita e instigou interesse e curiosidade nos alunos. Percebeu-se que os jovens tinham conhecimentos prévios e, por meio de relatos, foi possível verificar que a temática se relacionava à vivência dos alunos. Pôde-se concluir que metodologias ativas e a adaptação da apresentação para cada faixa etária foram essenciais. É fundamental a abordagem à temática de forma periódica e isso pode trazer bons resultados de informação e promoção de saúde para a população.
Downloads
Referências
Alves, A. J. S., Guilloux, A. G. A., Zetun, C. B., Polo, G., Braga, G. B., Panachão, L. I., Santos, O., & Dias, R. A. (2013). Abandono de cães na América Latina: revisão de literatura. Revista de Educação Continuada Em Medicina Veterinária e Zootecnia Do CRMV-SP, 11(2), 34–41. https://doi.org/10.36440/recmvz.v11i2.16221
Arruda, M. M., Figueiredo, F. B., Marcelino, A. P., Barbosa, J. R., Werneck, G. L., Noronha, E. F., & Romero, G. A. S. (2016). Sensitivity and specificity of parallel or serial serological testing for detection of canine Leishmania infection. Memórias Do Instituto Oswaldo Cruz, 111(3), 168–173. https://doi.org/10.1590/0074-02760150364
Boeira, V. L., Gonçalves, P. A. R. R., Morais, F. G., & Schaedler, V. M. (2010). Educação Em Saúde Como Instrumento De Controle De Parasitoses Intestinais Em Crianças. Varia Scientia, 9(15), p.35-43.
Boniati, B. B., Appel, C. A., Basso, D., Ramires, G. da S., & Pavinato, N. (2018). Incentivando a Programação de Computadores através do Desenvolvimento de Jogos Digitais. Anais Do EATI-Encontro Anual de Tecnologia Da Informação, 143–146.
Brasil. (2010). Censo Demográfico, 2010. IBGE. www.cidades.ibge.gov.br
Braz, P. H., Silva, N. R., Centenaro, J. R., Grunitzky, L., Correa, G. T., & Souza, M. C. (2019). Educação Em Saúde Pública Nas Escolas. 37o Seminário de Extensão Universitária Da Região Sul. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199263
Condino-Neto, A. (2014). Susceptibilidade a infecções: imaturidade imunológica ou imunodeficiência? Revista de Medicina, 93(2), 78. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i2p78-82
Cross, A. R., Baldwin, V. M., Roy, S., Essex-Lopresti, A. E., Prior, J. L., & Harmer, N. J. (2019). Zoonoses under our noses. Microbes and Infection, 21(1), 10–19. https://doi.org/10.1016/j.micinf.2018.06.001
Cunha, G. R., Martins, C. M., Pellizzaro, M., Barros, C. C. de, Pampuch, R. S., Wouk, A. F. P.F., Ferreira, F., Garcia, R. C. M., & Biondo, A. W. (2016). Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, 53(2), 182. https://doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v53i2p182-190
De Almeida França, B. H., Sá, I. de S., Alencar, N. M., Barbosa, Y. G. da S., Dos Santos, J. S., Lima, W. C., & Lima, D. A. S. D. (2019). Knowledge analysis on some zoonosis in a private school in the municipality of Bom Jesus-PI, Brazil. Bioscience Journal, 35(6), 1907–1914. https://doi.org/10.14393/BJ-v35n6a2019-42237
Dias, I. C. L., Guimarães, C. A., Martins, D. F., Brandão, V. M., Silva, I. A., & Silva, M. I. S. (2012). Zoonoses e posse responsável: percepção e atitudes entre crianças do ensino fundamental. Revista Ciência Em Extensão, 8(2), 66–76. http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/495
Garcia, J. L., Navarro, I. T., Biazzono, L., Freire, R. L., Junior, J. da S. G., Cryssafidis, A. L., Bugni, F. M., Cunha, I. A. L. da, Hamada, F. N., & Dias, R. C. F. (2007). Protective activity against oocyst shedding in cats vaccinated with crude rhoptry proteins of the Toxoplasma gondii by the intranasal route. Veterinary Parasitology, 145(3–4), 197–206. https://doi.org/10.1016/j.vetpar.2007.01.007
Instituto Pet Brasil (2019). País tem 3,9 milhões de animais em condição de vulnerabilidade. Recuperado em 15 de setembro de 2020. http://institutopetbrasil.
com/imprensa/pais-tem-39-milhoes-de-animais-em-condicao-de-vulnerabilidade/
Ishikura, J. I., Cordeiro, C. T., Silva, E. C., Bueno, G. D. P., Santos, L. G., & Oliveira, S. T. (2017). Mini-Hospital Veterinário: Guarda Responsável, Bem Estar Animal, Zoonoses E Proteção À Fauna Exótica. Revista Brasileira De Extensão Universitária, 8(1), 23. https://doi.org/10.24317/2358-0399.2017v8i1.3123
Jorge, S., Barbosa, M., Wosiacki, S., & Ferrante, M. (2018). Guarda Responsável De Animais: Conceitos, Ações E Políticas Públicas. Enciclopédia Biosfera, 15(28), 578–594. https://doi.org/10.18677/EnciBio_2018B51
Lopes, F. M. R., Gonçalves, D. D., Mitsuka-Breganó, R., Freire, R. L., & Navarro, I. T. (2007). Toxoplasma gondii infection in pregnancy. In Brazilian Journal of Infectious Diseases 11(5), 496–506. Contexto. https://doi.org/10.1590/S1413-86702007000500011
Lovato, F. L., Michelotti, A., Silva, C.B., & Loretto, E.L.S. (2018). Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, 20(2). https://orcid.org/0000-0002-4028-498X
Lubini, V. T., Willrich, J. Q., Portela, D. L., Rosso, L. H., Almondes, F.M. E., Bergmann, M. M., Oliveira, T. D., Braga, G.B., & Ortiz, S. E. (2017). Educação Em Saúde Na Comunidade: Ações Extensionistas Em Uma Comunidade Do Sul Do Brasil. Revista Extensão Em Foco, 14, 52–61.
Mackenzie, J. S., & Smith, D. W. (2020). COVID-19: a novel zoonotic disease caused by a coronavirus from China: what we know and what we don’t. Microbiology Australia, 41(1), 45. https://doi.org/10.1071/MA20013
Nugroho, M. B. (2013). Summary for Policymakers. In Intergovernmental Panel on Climate Change (Ed.), Climate Change 2013 - The Physical Science Basis 53(9), 1–30). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004354
Oliveira Neto, R. R., Souza, V. F., Carvalho, P. F. G., & Frias, D. F. R. (2018). Nível de conhecimento de tutores de cães e gatos sobre zoonoses. Revista de Salud Pública, 20(2), 198–203. https://doi.org/10.15446/rsap.v20n2.68155
One Health Initiative. (2008). One Health Initiative will unite human and veterinary medicine. One Health Initiative. https://www.archive.onehealthinitiative.com/
Penteado, R. Z., Seabra, M. N., & Bicudo-Pereira, I. M. T. (1996). Ações Educativas Em Saude Da Criança: O Brincar Enquanto Recurso Para Participação Da Família. Journal of Human Growth and Development, 6(1–2), 57–63. https://doi.org/10.7322/jhgd.38374
Pereira, M. D. M., Rodrigues, P. F., Santos, N. C. C.B., Vaz, E. M. C., Collet, N., & Reichert, A.P.S. (2017). Educação em saúde para famílias de crianças/adolescentes com doença crônica. Revista Enfermagem UERJ, 25, 1–6. https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.4343
Rocha Santana, L., & Pires Oliveira, T. (2020). Reflections on the responsible guardianship of companion animals in Brazil. Derecho Animal. Forum of Animal Law Studies, 11(2), 54. https://doi.org/10.5565/rev/da.478
Romanelli, P. R., Freire, R. L., Vidotto, O., Marana, E. R. M., Ogawa, L., Paula, V. S. O., Garcia, J. L., & Navarro, I. T. (2007). Prevalence of Neospora caninum and Toxoplasma gondii in sheep and dogs from Guarapuava farms, Paraná State, Brazil. Research in Veterinary Science, 82(2), 202–207. https://doi.org/10.1016/j.rvsc.2006.04.001
Silva, M. A. I., Mello, D. F., & Carlos, D. M. (2010). O adolescente enquanto protagonista em atividades de educação em saúde no espaço escolar. Revista Eletrônica de Enfermagem, 12(2), 287–293. https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5301
Silva, N. R., Centenaro, J. R., Grunitzky, L., Souza, M. C., Dantas, L. Y., Correa, G. T., & Braz, P. H. (2020). Metodologias ativas para o ensino de zoonoses para crianças de séries iniciais. In Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 3(2). https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJAER/article/view/8728
Soto, F., Risseto, M., Pinheiro, S., Sousa, A., Portela, M., & Lima, B. (2006). Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas de ensino fundamental da zona rural do município de. Revista Ciência Em Extensão, 2(2), 1–12. https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/192
World Health Organization. (2017). Zoonoses. World Health Organization; World Health Organization. http://www.who.int/topics/zoonoses/en/