ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ZOONOSES E GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS COM ALUNOS DO ENSINO BÁSICO NO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ

Authors

  • Lucas de Sousa Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Gabriela da Silva Carvalho Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Gabrielle Rodrigues Barbosa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Lígia Maria Ferreira da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Nádila Cristina Lima dos Santos Russo Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Sara Hellen Alves Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Maria Glória Guerra De Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Maria Erica Moura Da Silva Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Juliana Jales de Hollanda Celestino Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
  • Anelise Maria Costa Vasconcelos Alves Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Keywords:

Educação em saúde, Animais, Saúde Pública, Infecções, Parasitoses

Abstract

Considerável porcentagem de doenças em ascensão é zoonótica. Devido à maior proximidade entre seres humanos e animais, a prevenção de zoonoses torna-se cada vez mais relevante. O presente estudo tem como finalidade descrever ações educativas sobre zoonoses, guarda responsável e controle populacional realizados no ano de 2019 em escolas públicas do Ensino Básico de Acarape e Redenção, Ceará. Um quantitativo de 640 alunos participou das atividades educativas. A temática foi bem aceita e instigou interesse e curiosidade nos alunos. Percebeu-se que os jovens tinham conhecimentos prévios e, por meio de relatos, foi possível verificar que a temática se relacionava à vivência dos alunos. Pôde-se concluir que metodologias ativas e a adaptação da apresentação para cada faixa etária foram essenciais. É fundamental a abordagem à temática de forma periódica e isso pode trazer bons resultados de informação e promoção de saúde para a população.

Author Biographies

  • Lucas de Sousa Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Redenção-Ceará-Brasil
    Mestrando em Enfermagem

  • Gabriela da Silva Carvalho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Redenção-Ceará-Brasil
    Graduanda em Biologia

  • Gabrielle Rodrigues Barbosa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Redenção-Ceará-Brasil
    Enfermeira

  • Lígia Maria Ferreira da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Redenção-Ceará-Brasil
    Graduanda em Enfermagem

  • Nádila Cristina Lima dos Santos Russo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Redenção-Ceará-Brasil
    Enfermeira

  • Sara Hellen Alves Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Graduanda de enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -Redenção-Ceará-Brasil  (UNILAB), Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Membro do grupo de estudos sobre zoonoses e animais (GEZA). Voluntária da extensão: Efeitos das mídias sociais como Ferramenta Educativa na Prevenção e Controle de Zoonoses, coordenada pela Profª. Drª. Juliana Jales de Hollanda Celestino. (2019/2020). Ministrou atividades no evento- Construção e execução de teatro de fantoches e jogo educativo sobre Zoonoses, Posse responsável e Controle populacional para alunos do ensino fundamental, na qual foi participante no projeto: A busca por mudanças atitudinais através de ações educativas sobre zoonoses e posse responsável na comunidade dos municípios de Acarape e Redenção - 2019. Áreas de interesse: Doenças infecciosas, Doenças crônicas, Saúde da mulher, Emergência e UTI.

  • Maria Glória Guerra De Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Técnica em enfermagem pela EEEP José Vidal Alves (2017), Graduanda em enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Redenção- Ceará- Brasil. Área de interesse: Saúde Pública.

  • Maria Erica Moura Da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Graduanda em Enfermagem na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)- Redenção-Ceará-Brasil. Integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extenção em Saúde Mental (GEPESM) . Possui interesse pelas seguintes áreas: Saúde Mental; Estomoterapia;Promoção e Educação em Saúde; Saúde Coletiva.

  • Juliana Jales de Hollanda Celestino, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Ciências Veterinárias pela UECE. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese - Edição 2011 na área Medicina Veterinária. Atualmente é Coordenadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)- Redenção-Ceará-Brasil, Professora Efetiva no Instituto de Ciências da Saúde - Curso de Enfermagem e Farmácia e Professora Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) da UNILAB. É líder de um grupo de pesquisa da UNILAB intitulado Biotecnologia Aplicada (BIOTA). É consultora de periódicos internacionais (Animal Reproduction Science / Reproduction Fertility and Development / Journal of Ovarian Research/ Chronic Diseases and Translational Medicine / Microscopy Research and Technique / Zygote / Domestic Animal Endocrinology, Reproduction in Domestic Animals e Theriogenology) e nacionais (Animal Reproduction e Pesquisa Veterinária Brasileira). Foi bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq na área do conhecimento Biotecnologia, durante o período de março de 2014 a fevereiro de 2017. Tem experiência nas áreas de Biotecnologia e Fisiologia da Reprodução, Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Foliculogênese (folículos ovarianos pré-antrais), Criopreservação (preservação de material genético), Cultivo celular in vitro testando, por exemplo, produtos naturais e plantas medicinais, e Biologia celular.

  • Anelise Maria Costa Vasconcelos Alves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

    Médica Veterinária que atua na área de Ciências de Animais de Laboratório e Bem-estar Animal, coordenando o Biotério da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-Redenção-Ceará-Brasil. Doutora em Microbiologia Médica pelo Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará.Tem experiência em bioética aplicada aos animais e seres humanos. Atualmente, membro do CEUA/UFC e coordenadora do CEUA/ UNILAB. Além disso, tem experiência também no uso de animais de serviço na inclusão, morfologia (histologia, microscopias óptica e eletrônica) e cultivo celular in vitro (procarionte e eucariontes).

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Published

2021-12-31

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Artigos

How to Cite

ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE ZOONOSES E GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS COM ALUNOS DO ENSINO BÁSICO NO MACIÇO DE BATURITÉ, CEARÁ. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 9, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/26706. Acesso em: 25 dec. 2024.