A PERNA MAIS CURTA DO "TRIPÉ"

SOBRE OS DESAFIOS E DIFICULDADES DE REALIZAR EXTENSÃO ACADÊMICA NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Extensão, Curricularização

Resumo

A realidade atual brasileira apresenta profundos desafios políticos, econômicos e culturais para a efetivação de uma educação de qualidade e de uma sociedade mais justa, dificultando-se a realização dos princípios constitucionais da autonomia universitária e da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Apesar dessa base tríplice, sabemos que a Extensão foi integrada após a consolidação e a legitimidade histórica do Ensino e da Pesquisa. As marcas históricas dessa subalternidade estão expressas na falta de interesse e, até mesmo, de compreensão de seu conceito por parte significativa dos professores universitários. A falta de valorização institucional, refletida nos financiamentos escassos e na baixa consideração para a progressão/promoção funcional dos docentes, aprofunda o desinteresse; além disso, dificulta a integralização da Extensão no currículo dos cursos superiores e, consequentemente, restringe seu papel formativo em articulação ao Ensino e à Pesquisa. Diante desses e outros assuntos, este artigo propõe análises e reflexões sobre (1) desafios para a realização da Extensão Acadêmica no Brasil, (2) dificuldades de realizar Extensão Acadêmica no Brasil e (3) desafios e dificuldades no processo de Curricularização da Extensão, relacionados às metas estabelecidas nas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Tezini Crocco, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

É professor do Departamento de Humanidades (IEFH) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e membro do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS). É doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), na linha de pesquisa Determinações do Mundo do Trabalho, com estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES), vinculado à Universidade de Coimbra em Portugal (2014). Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado (2005) e Licenciatura (2006) - e mestrado em Filosofia pela UNESP (2008). Atua com foco na Sociologia do Trabalho, nos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Tecnologia Social e na Teoria Crítica.

Nilda Nazaré Pereira Oliveira, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1987), Especialização em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1990), Mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professora do Departamento de Humanidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica e membro do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS), no mesmo Instituto. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, Segunda Guerra Mundial, História da Amazônia, Extrativismo da Borracha na Amazônia brasileira, História das Ciências, Indústria Aeronáutica brasileira, ITA, EMBRAER, Inovação Tecnológica, Defesa Nacional e Centro Técnico Aeroespacial CTA. É Revisora de diversos periódicos, tais como: Novos Cadernos NAEA, da Revista da UNIFA, Revista da Escola Superior de Guerra. Atua com foco nos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), História da Ciência e Tecnologia no Brasil, Engenharia e Estudos de Gênero e Ensino de Engenharia. 

Referências

Addor, F.; Lianza, S. (Org.). (2015). Percursos na extensão universitária: saindo da torre de marfim. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Faperj.

Albuquerque, E. M. (2009) Avaliação da técnica de amostragem “Respondent-driven Sampling” na estimação de prevalências de Doenças Transmissíveis em populações organizadas em redes complexas. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP; Rio de Janeiro: Ministério da Saúde – Fiocruz. Dissertação de Mestrado, 99p.

Brasil (2020). [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Brasil (2014). Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 25. Jun. 2014. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.

Brasil (2018). Ministério da Educação. Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 7, de 18 de dezembro de 2018. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1042 51-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192.

Crocco, F. L. T.; Combinato, D. S.; Kleba, J. B.; Cruz, C. C.; Oliveira, N. N. P. (2021). Engenharia e extensão universitária numa perspectiva CTS: teoria e prática no processo ensino-aprendizagem. In: Baumgarten, M; Guivant, J. (Org.) Caminhos da ciência e tecnologia no Brasil: políticas públicas, pesquisas e redes. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Demo, P. (1996) Extensão: a má consciência da universidade. In: Cadernos de Extensão Universitária, Ano 2, No 5, p. 21-30.

Demo, P. (2001). Lugar da Extensão. In: Faria, D. S. (Org.). Construção conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília.

Deus, S. (2020). Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: Ed. PRE-UFSM.

Figueiredo, S. C. G. (2020). Atividades de Extensão: a Curricularização da Extensão no Ensino Superior. In: Asensi, F. (Org.). Produção Acadêmica e Pluralidade. Rio de Janeiro: Pembroke Collins.

Forproex. (2006) Indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESu.

Forproex. (2012) Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM. https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf.

Fraga, L. S. (2019) As relações entre universidade e sociedade a partir da extensão ou por que não é suficiente ir às praças mostrar o que a universidade faz. Revista do EDICC, v. 6. 6º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura – UNICAMP, 11-20. https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/6507.

Freire, P. (2001). Extensão ou comunicação? 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, S. M. (2011). Desafios da Extensão Universitária na Contemporaneidade. Revista Conexões da UEFG, v.7 n. 1, 8-15. https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/3670.

Minayo, M. C. S. (Org.); Deslandes, S. F.; Gomes, O. C. N. R. (2015) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Nez, E.; Esser, F. (2016). A extensão universitária sob foco de estudo: reflexões sobre limites e desafios. Interagir: pensando a extensão, [S.l.], n. 21, 01-16, jun. https://doi:https://doi.org/10.12957/interag.2016.15543.

Novaes, H. T.; Dias, R. (2009) Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: Dagnino, R. P. et al. Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas, SP.: IG/UNICAMP.

Pereira, N. F. F., Vitorini, R. A. S. (2019) Curricularização da Extensão: desafio da Educação Superior. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, 7(1), 19-29. https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19047.

Triviños, A. N. S. (1995) Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais – A Pesquisa Qualitativa em Educação. 4ª Edição. São Paulo: Editora Atlas.

Wolff, R. P. (1993). O ideal da universidade. São Paulo: Editora Unesp.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

CROCCO, F. L. T.; OLIVEIRA, N. N. P. A PERNA MAIS CURTA DO "TRIPÉ": SOBRE OS DESAFIOS E DIFICULDADES DE REALIZAR EXTENSÃO ACADÊMICA NO BRASIL. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/39980. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos