A PERNA MAIS CURTA DO "TRIPÉ"
SOBRE OS DESAFIOS E DIFICULDADES DE REALIZAR EXTENSÃO ACADÊMICA NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação Superior, Extensão, CurricularizaçãoResumo
A realidade atual brasileira apresenta profundos desafios políticos, econômicos e culturais para a efetivação de uma educação de qualidade e de uma sociedade mais justa, dificultando-se a realização dos princípios constitucionais da autonomia universitária e da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Apesar dessa base tríplice, sabemos que a Extensão foi integrada após a consolidação e a legitimidade histórica do Ensino e da Pesquisa. As marcas históricas dessa subalternidade estão expressas na falta de interesse e, até mesmo, de compreensão de seu conceito por parte significativa dos professores universitários. A falta de valorização institucional, refletida nos financiamentos escassos e na baixa consideração para a progressão/promoção funcional dos docentes, aprofunda o desinteresse; além disso, dificulta a integralização da Extensão no currículo dos cursos superiores e, consequentemente, restringe seu papel formativo em articulação ao Ensino e à Pesquisa. Diante desses e outros assuntos, este artigo propõe análises e reflexões sobre (1) desafios para a realização da Extensão Acadêmica no Brasil, (2) dificuldades de realizar Extensão Acadêmica no Brasil e (3) desafios e dificuldades no processo de Curricularização da Extensão, relacionados às metas estabelecidas nas Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018).
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