Descreva o que vê
o uso da # para audiodescrição nas postagens em redes sociais associado ao projeto “Tá na Hora de Tomar o Remédio”!
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.48877Palavras-chave:
Audiodescrição, Acessibilidade, Mídias SociaisResumo
A acessibilidade se desenha como condição imprescindível para todo e qualquer processo de inclusão, abrangendo as dimensões atitudinal, física, tecnológica, comunicacional, linguística, pedagógica e informacional. A dificuldade de acesso não se dá somente pela falta de internet, mas também pela forma como as informações chegam até os indivíduos. Os projetos de extensão possuem um papel crucial na promoção da acessibilidade, pois atendem uma diversidade de estudantes que são sujeitos neurodiversos. Com o intuito de promover uma nova experiência com as imagens, acessada de forma inclusiva por programas leitores de tela ou pela leitura simples pelo usuário, descrevemos neste trabalho uma das estratégias adotadas pelo projeto de extensão “Tá na Hora de Tomar o Remédio” da Faculdade de Farmácia – UFRJ. Trata-se de um processo de ensino-aprendizagem da descrição de imagens que adota requisitos da Audiodescrição (AD) nas postagens das Páginas das Mídias Sociais (PMS). Para a criação dos conteúdos acessíveis, o Projeto se baseia no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), que pressupõe o alcance dos conteúdos respeitando as diferentes formas de aprender. Assim, quando estes conteúdos alcançam as PMS, se faz necessário pensar em estratégias para torná-los acessíveis, o que enfatiza a importância do uso de hashtags para descrição de imagens e conteúdos postados.
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