Ações educativas sobre discriminação racial e saúde
um relato de experiência com adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.49463Palavras-chave:
Educação em Saúde, Adolescente, Discriminação PercebidaResumo
O objetivo deste estudo é descrever ações educativas a partir da relação entre discriminação racial e saúde em adolescentes. Trata-se de um relato de experiência embasado na vivência prática do projeto “Discrimina Não”, desenvolvido entre agosto de 2022 e agosto de 2023, por discentes do Curso de Odontologia da Universidade de Pernambuco com adolescentes do ensino médio das escolas públicas da região metropolitana do Recife. As ações educativas foram fundamentadas nos princípios da pesquisa-ação, e utilizaram a estratégia de oficina educativa para promover maior envolvimento e participação dos adolescentes. Além disso, criou-se uma conta na rede social Instagram (@discriminanaoupe), a fim de divulgar as atividades do projeto e informar a sociedade sobre a temática. As atividades alcançaram 322 adolescentes nas escolas. Nas oficinas foram discutidos os seguintes assuntos: o conceito de discriminação racial, alguns termos racistas, consequências da violência para a saúde, maneiras de combater o racismo e o “ligue 180”. O método educativo-participativo incentivou relatos de discriminação vivenciados pelos participantes e por pessoas próximas. A experiência das extensionistas em atividades de educação em saúde sobre discriminação racial e saúde escolar mostrou-se relevante, possibilitando a aquisição de novas habilidades pela equipe.
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