Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão

Reflexões a partir de um serviço para homens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.60369

Palavras-chave:

Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Masculinidades, Violência de gênero

Resumo

Este relato de experiência analisa como o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se materializa em práticas universitárias concretas, tomando como estudo de caso o Projeto de Extensão Contínuo [informação suprimida]. Objetiva-se compreender como a articulação dessas três dimensões acadêmicas potencializa a formação profissional, a produção de conhecimento e o impacto social da universidade pública. Metodologicamente, utilizou-se acompanhamento sistemático dos grupos reflexivos realizados entre 2021 e 2025. A análise demonstra que o [informação suprimida] integra: o ensino, mediante formação continuada de facilitadores e participação de estudantes de graduação e pós-graduação; a pesquisa, através de dois projetos de iniciação científica e três dissertações de mestrado; e a extensão, via atendimento direto a homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica. Os resultados evidenciam que a indissociabilidade não apenas enriquece cada dimensão isoladamente, mas estabelece um ciclo no qual a prática extensionista alimenta a pesquisa, esta qualifica o ensino e gera conhecimentos que retroalimentam e aprimoram a própria extensão. Conclui-se que projetos estruturados sob esse princípio amplificam o papel transformador da universidade, demonstrando a relevância de políticas institucionais que fomentem iniciativas verdadeiramente integradas e replicáveis em outras áreas de atuação universitária.

Biografia do Autor

  • Myllena Oliveira Portela, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) | Rondópolis | MT | BR

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Mestranda no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

  • Samuel Barros Rodrigues, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) | Rondópolis | MT | BR

    Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. Voluntário de Iniciação Científica, tendo desenvolvido, no ano de 2023, o estudo intitulado “A diferença entre a formação do eu e a noção de su(je)ito na teoria lacaniana” e integrante do Projeto de Extensão: Serviço Reflexivo para homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do município de Rondonópolis-MT.

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[informação suprimida]

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Publicado

2025-11-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão: Reflexões a partir de um serviço para homens. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 13, p. 1–24, 2025. DOI: 10.35699/2318-2326.2025.60369. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/60369. Acesso em: 6 dez. 2025.