Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão
Reflexões a partir de um serviço para homens
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2025.60369Palavras-chave:
Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, Masculinidades, Violência de gêneroResumo
Este relato de experiência analisa como o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se materializa em práticas universitárias concretas, tomando como estudo de caso o Projeto de Extensão Contínuo [informação suprimida]. Objetiva-se compreender como a articulação dessas três dimensões acadêmicas potencializa a formação profissional, a produção de conhecimento e o impacto social da universidade pública. Metodologicamente, utilizou-se acompanhamento sistemático dos grupos reflexivos realizados entre 2021 e 2025. A análise demonstra que o [informação suprimida] integra: o ensino, mediante formação continuada de facilitadores e participação de estudantes de graduação e pós-graduação; a pesquisa, através de dois projetos de iniciação científica e três dissertações de mestrado; e a extensão, via atendimento direto a homens encaminhados pela Vara Especializada de Violência Doméstica. Os resultados evidenciam que a indissociabilidade não apenas enriquece cada dimensão isoladamente, mas estabelece um ciclo no qual a prática extensionista alimenta a pesquisa, esta qualifica o ensino e gera conhecimentos que retroalimentam e aprimoram a própria extensão. Conclui-se que projetos estruturados sob esse princípio amplificam o papel transformador da universidade, demonstrando a relevância de políticas institucionais que fomentem iniciativas verdadeiramente integradas e replicáveis em outras áreas de atuação universitária.
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