CHAT COMO FERRAMENTA COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS DURANTE EXIBIÇÃO DE FILMES

Authors

Keywords:

Biological Sciences, Chat, Collaborative Learning

Abstract

The use of the chat tool to disseminate biological content through scientific debates of films was an important strategy used by the extension project "BioCine: Cinema with Science", promoted by a distance degree course aiming to aggregate in the training of future teachers of Sciences, Biology and the community in general the collaborative use of the tool. Within this context, the work aimed to describe the use of chat in scientific debate during the screening of films. This is a descriptive research of quali-quantitative approach. There were 08 monthly occurrence views, each with two hours of display in the virtual room, with an average of 75 participants per view. Through the chat counted a total of 1,067 general comments, 553 comments specific to the films and 94 questions. The chat functioned as an extension of the exhibition with north-section questions being released by the moderator at a moment synchronous to the event of the film and by the participants themselves. It was found that the chat allowed the participant to expose his ideas and the mediator to conduct the public's gaze, collaborating with the construction of knowledge of the individual and collective intellect, finally contributing to the formation of future teachers.

Author Biographies

  • Maria Isa Morais Lima, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

    Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Comunicação Popular e Comunitária assessorando projetos pedagógicos. Formadora de Leitores com experiência em Literatura Infantil e Infanto-Juvenil. Atualmente graduanda em Licenciatura Ciências Biológicas pela UECE/UAB.

     

  • Antonio Alcides Gomes Filho, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

    Graduando em Ciências Biológicas pela UECE/UAB. Atuou como Bolsista no Projeto de Extensão BioCine: Cinema com Ciência e atualmente atua no Projeto de Extensão Diagnóstico da arborização urbana no município de Canindé.

  • Helen de Sousa Brasil, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

    Técnica em meio ambiente pela EEEP Salaberga, graduanda em História-Licenciatura pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UECE/UAB.

  • Laura Helena Pinto de Castro, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

    É Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará. Atua como professora de Biologia nas redes particular, municipal e estadual de ensino. Atualmente é tutora a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UECE/UAB.

  • Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Licenciatura e Bacharel); Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Atua como Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB.

  • Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará - UECE

    Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará, Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Microbiologia Médica/UFC. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância".

References

Amaral, R. de C. B. de M. & Rosini, A. M. (2008). Concepções de interatividade e tecnologia no processo de tutoria em programas de educação a distância: novos paradigmas na construção do conhecimento. Revista Intersaberes, 3(6), 141-154.

Brasil. (2016). Resolução nº 510 de 07 de abril de 2016. Diário Oficial da União, Brasília, DF, nº 98,24 de maio de 2016. Seção 1, p. 44-46.

Brasil. (2021). Ofício Circular nº 02/2021/CONEP/SECNS/MS. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de fevereiro de 2021.

Castro, L.H. P. de, Queiroz, E. N., Amorim, D. B., Anjos, D. C. dos, Pantoja, L. D. M. & Paixão,G. C. (2022). Relato dos desafios e estratégias de superação de um projeto de extensão na perspectiva de seus coordenadores. Anais... III Encontro da BioEad, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. Ceará.

Crisóstomo, M. G da S. (2014). Docente e discente interligados através do chat. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência Universitária). Faculdade Católica de Anápolis. Anápolis, GO, Brasil.

Feitosa, J. A. F., de Lima, I. P. & Vasconcelos, F. H. L. (2013). A ferramenta chat como recurso pedagógico no ensino de Física. EaD Em Foco, 3(1), 82-95. https://doi.org/10.18264/eadf.v3i1.144

Minayo, M.C.S. (2007). O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde (10 ed.).São Paulo: HUCITEC..

Moore, M. G. & Kearsley, G. (2007). Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning.

Pereira, V. de O & Neto, H. B. (2007). A utilização do chat como recurso pedagógico. Multimeios UFC, 1-12.

Silva, C. U. M. T. & Carvalho, A. O. P. (2018). O Chat como ferramenta pedagógica: experiências a partir do curso de Letras Português-Inglês do IFCE-Campus Baturité. Conexão Ciência e Tecnologia,, 12(2), 35-44. https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i2.1442

Silva, P. C. D., Shitsuka, R. & Shitsuka, D. M. (2017). Mudança na forma de uso da ferramenta chat por tutores e alunos de um curso de pós-graduação a distância aumentando a contribuição na aprendizagem: uma pesquisa-ação. Revista Espacios, 38(60). https://www.revistaespacios.com/a17v38n60/a17v38n60p22.pdf

Walker, M. R., Costa, A. L. de O., Martins, C. P., Bertim, G. M. M., Carvalho, G. A de, Nicodem, M.F. M. (2019). Cinema, diversidade e extensão na universidade: diálogo possível. In: Monteiro, S.A. S. Filosofia, política, educação, direito e sociedade 2 [recurso eletrônico]. Ponta Grossa (PR):Atena Editora, 231-241

Published

2023-12-30

How to Cite

CHAT COMO FERRAMENTA COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS DURANTE EXIBIÇÃO DE FILMES. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/40500. Acesso em: 24 dec. 2024.