CHAT COMO FERRAMENTA COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS BIOLÓGICOS DURANTE EXIBIÇÃO DE FILMES
Palabras clave:
Ciências Biológicas, Bate Papo, Aprendizagem ColaborativaResumen
O uso da ferramenta chat para divulgação de conteúdos biológicos por meio de debates científicos de filmes foi uma importante estratégia usada pelo projeto de extensão “BioCine: Cinema com Ciência”, promovido por um curso de licenciatura a distância com vistas a contribuir não só para o público em geral, mas também para a formação dos futuros docentes de Ciências e Biologia. Nesse contexto, o trabalho objetivou descrever o uso do chat em debate científico durante a exibição de filmes. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quali-quantitativa. Foram oito exibições em sala virtual, de ocorrência mensal, cada uma com duas horas de
duração, com média de 75 participantes por exibição. Por meio do chat, contabilizou-se um total de 1.067 comentários gerais, 553 comentários específicos e 94 questionamentos sobre os filmes. O chat funcionava como extensão da exibição, pois, nele, perguntas norteadoras eram lançadas pelo moderador de forma síncrona. Constatou-se que o chat permitiu aos participantes exporem suas ideias, bem como ao mediador conduzir o olhar do público, colaborando com a construção do conhecimento do intelecto individual e coletivo, assim contribuindo para formação dos futuros docentes
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