A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SUA RELAÇÃO COM A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL

Autores/as

  • MICHELLY CALIXTO SANTOS Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)
  • TACIANA SILVA FLORENCIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Palabras clave:

Saúde da Família. Reestruturação Produtiva. Política de Saúde

Resumen

O artigo contextualiza sobre a Estratégia de Saúde da Família trazendo elementos desde a sua implementação, além de fundamentos que argumentam sua relação intrínseca com a reestruturação produtiva do capital. Esta, por meio de aporte legal como a Política Nacional de Atenção Básica, promove mudanças na reorganização do processo de trabalho que contribuem para a intensificação da exploração, precarização e redução de postos de trabalho. Na conjuntura atual, tais modificações fortalecem o projeto da ideologia neoliberal e reforçam o processo de desconstrução do Sistema Único de Saúde em curso no País.

Biografía del autor/a

  • MICHELLY CALIXTO SANTOS, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)
    Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário CESMAC (2007 - 2012). Especialização em Pediatria e Neonatologia (2013 - 2015) pelo Instituto de Ensino Superior Santa Cecília. Especialização em andamento em Estratégia Saúde da família pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde/UNCISAL  2018.

Publicado

2019-07-17

Número

Sección

Dossiê- Saúde e Educação Básica

Cómo citar

A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E SUA RELAÇÃO COM A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19064. Acesso em: 22 dec. 2024.