PROJETOS DE EXTENSÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL: ESTUDO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2017 E 2018 PELO IFPB CAMPUS MONTEIRO

Autores/as

  • Rômulo Wilker Neri de Andrade Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro Henrique Pinheiro Xavier Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Palabras clave:

Agenda 2030, Educação Ambiental, Avaliação de Projetos de Extensão, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Resumen

As atividades de extensão universitária associadas a educação ambiental permitem transformar a postura da população quanto a responsabilidade socioambiental, nos mais diversos espaços. Neste contexto, estudo buscou analisar as contribuições dos projetos de extensão desenvolvidos nos anos de 2017 e 2018 pelo campus Monteiro do Instituto Federal da Paraíba, relacionados ao eixo meio ambiente, a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, a pesquisa exploratória de abordagem quali-quatitativa, utilizou uma base secundária de informações de 24 projetos de extensão realizados pelo campus nos anos estudados. Dentre os projetos analisados, quatro se relacionaram com às questões ambientais, sendo um do ano de 2017 e três do ano de 2018. Após avaliados, a partir dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas metas, verificou-se que os projetos conseguiram contribuir em 8 objetivos e 15 metas nacionais, que promoveram a troca de conhecimento, a valorização do pensamento crítico, o diálogo, a experiência na prática, a parceria entre o instituto e outros entes, o enfrentamento dos desafios do século XXI e a resposta aos compromissos internacionais ligados a Agenda 2030. Com isso, este estudo permitiu iniciar a discussão sobre a avaliação de projetos de extensão no campus.

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Publicado

2024-06-11

Cómo citar

NERI DE ANDRADE, R. W.; PINHEIRO XAVIER PINTO, P. H. PROJETOS DE EXTENSÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL: ESTUDO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2017 E 2018 PELO IFPB CAMPUS MONTEIRO . Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/45196. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos