Publicado 2023-02-02
Palavras-chave
- Ensaio, Focillon, forma, obra de arte, historiografia da arte.
Como Citar
Copyright (c) 2023 Lorenna Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar a relevância do ensaio como narrativa para a História da Arte através da reflexão acerca da obra Vida das formas de Henri Focillon. Nesse livro, Focillon analisou as qualidades do objeto artístico enquanto forma, apoiado em conceitos que interagem com o universo da obra, equivalentes ao mundo, ao espaço, à matéria, à mente e ao tempo. Ao contrário de escritos com tendências cientificistas cujos autores perscrutam a obra de arte ofuscando as subjetividades e dúvidas da escrita. O ensaio, por sua vez, anuncia o objeto pelo caminho da incerteza e da espontaneidade. Deste modo, foi preciso levar em conta alguns elementos da construção do ensaio, enquanto forma literária específica, para se compreender o estilo livre pelo qual Focillon abordou o tema da forma na obra de arte.
Downloads
Referências
- ADORNO, Theodor O ensaio como forma. In: ADORNO, T. W. Notas de Literatura I. 1ª. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2003. p. 15-45.
- BARRENTO, João. O gênero intranquilo: anatomia do ensaio e do fragmento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
- BENOÎT, François. I'nstitut d'art de L'Université de Lille. Revue de Synthèse Historique, Paris, XXVIII-1, fev. 1914. p. 59-62.
- BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
- FIEDLER, Konrad. De la esencia del arte. Buenos Aires: Editorial Nueva Visión, 1958.
- FOCILLON, Henri. Vie des formes. Paris: Librairie Ernest Leroux, 1934.
- ______. Vida das Formas: seguido de elogio da mão. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
- FONSECA, Lorenna. Henri Focillon: O Formalismo na História da Arte Francesa. Monografia – Departamento de História, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
- ______. O problema do tempo na obra de arte: Releituras de Henri Focillon. ARS (São Paulo), 19(41), 2021, 166-212. Disponível em: < https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/174836 >
- WHITE, Hayden. Teoria da Literatura e a escrita da história. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, 1994, p. 23-48.