v. 1 n. 2 (2022): Dossiê: A História da Arte e a construção ilusionista na modernidade barroca: História, Ciência e Técnica.
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Contribuições do Ensaio como narrativa para a Arte em Henri Focillon

Lorenna Fonseca
Biografia

Publicado 2023-02-02

Palavras-chave

  • Ensaio, Focillon, forma, obra de arte, historiografia da arte.

Como Citar

Fonseca, L. . (2023). Contribuições do Ensaio como narrativa para a Arte em Henri Focillon. Perspectiva Pictorum, 1(2), 46–60. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/42442

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a relevância do ensaio como narrativa para a História da Arte através da reflexão acerca da obra Vida das formas de Henri Focillon. Nesse livro, Focillon analisou as qualidades do objeto artístico enquanto forma, apoiado em conceitos que interagem com o universo da obra, equivalentes ao mundo, ao espaço, à matéria, à mente e ao tempo. Ao contrário de escritos com tendências cientificistas cujos autores perscrutam a obra de arte ofuscando as subjetividades e dúvidas da escrita. O ensaio, por sua vez, anuncia o objeto pelo caminho da incerteza e da espontaneidade. Deste modo, foi preciso levar em conta alguns elementos da construção do ensaio, enquanto forma literária específica, para se compreender o estilo livre pelo qual Focillon abordou o tema da forma na obra de arte.

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Referências

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