Publicado 2025-03-24
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Como Citar
Resumo
Em 1914, quando Henri Focillon era professor de História da Arte Moderna, na Universidade de Lyon, escreveu este texto a fim de demonstrar a importância do ensino de História da Arte, bem como as condições e os detalhes dessa formação para os futuros historiadores da arte. No momento em que escreveu esse texto, os estudos universitários sobre História da Arte Moderna ainda eram incipientes, refletindo a fase inicial de institucionalização da disciplina nas universidades. Em sua visão, o ensino dessa disciplina era um componente essencial da cultura geral, da formação especializada e da pesquisa científica. Como o autor sugere, a História da Arte não é um privilégio restrito a uma elite, mas se consolida como um campo de estudo rigoroso, fundamentado com métodos próprios e uma abordagem que interliga a teoria e a prática. Focillon destaca a necessidade de formar futuros professores e pesquisadores capazes de compreender e interpretar as obras de arte. Nesse contexto, considera-se a ênfase na materialidade das obras, nos métodos comparativos e na conexão com acervos museológicos. Dessa maneira, torna-se evidente o compromisso com a formação desses profissionais, preparados para lidar com o patrimônio artístico.