Vol. 3 Núm. 1 (2024): A história da arte como história cultural: uma “visão cosmovisional”
Artigos Dossiê Temático

A estigmatização de São Francisco na pintura “Êxtase de São Francisco” de Michelangelo Merisi da Caravaggio

Adriano Cézar de Oliveira
Biografía

Publicado 2024-09-25

Cómo citar

Cézar de Oliveira, A. (2024). A estigmatização de São Francisco na pintura “Êxtase de São Francisco” de Michelangelo Merisi da Caravaggio. Perspectiva Pictorum, 3(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.13892107

Resumen

O principal objetivo deste artigo é refletir sobre a pintura "Êxtase de São Francisco" de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610). A obra representa uma das cenas mais recorrentes no vasto repertório da iconografia de São Francisco, a estigmatização. Para isso, abordará alguns traços biográficos do pintor e algumas características de sua pintura, bem como elementos das narrativas hagiográficas e a problematização histórica da representação dos estigmas do santo de Assis. Por fim, a partir da pintura em questão, serão apresentados elementos que indiquem continuidades e rupturas nas formas de representação desse tipo de iconografia desde o modelo de Giotto di Bondoni até o período pós-concílio tridentino e seus influxos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.