Bd. 4 Nr. 1 (2025): Pesquisa iconográfica musical em iberoamérica
Artigos Livres (fluxo contínuo)

A difusão de um tema iconográfico antoniano: de Roma e Portugal às Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX

Anamaria Lopes Camargos
EBA/UFMG
Biografie
Maria Regina Emery Quites
EBA/UFMG
Biografie

Veröffentlicht 2025-12-19

Schlagwörter

  • Pintura devocional; Iconografia antoniana; Difusão fontes imagéticas.

Zitationsvorschlag

A difusão de um tema iconográfico antoniano: de Roma e Portugal às Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX. (2025). Perspectiva Pictorum, 4(1). https://doi.org/10.5281/7pdefd94

Abstract

Este estudo apresenta algumas discussões referentes às pinturas com narrativas figuradas do milagre da aparição da Virgem e do Menino a Santo Antônio, presentes em igrejas das Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX. São tratadas aqui hipóteses relativas às suas fontes imagéticas, o uso da imagem como elemento de difusão de discursos e preceitos religiosos e políticos. Por meio de análises comparativas e identificação de semelhanças entre a composição de obras realizadas em Roma, Portugal e Minas Gerais, é levantada a provável fonte imagética das pinturas realizadas nas Matrizes de Santo Antônio de Ouro Branco e Santa Bárbara.