A difusão de um tema iconográfico antoniano: de Roma e Portugal às Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX
Publiée 2025-12-19
Mots-clés
- Pintura devocional; Iconografia antoniana; Difusão fontes imagéticas.
(c) Copyright Anamaria Lopes Camargos, Profa. Dra. Maria Regina Emery Quites 2025

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Résumé
Este estudo apresenta algumas discussões referentes às pinturas com narrativas figuradas do milagre da aparição da Virgem e do Menino a Santo Antônio, presentes em igrejas das Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX. São tratadas aqui hipóteses relativas às suas fontes imagéticas, o uso da imagem como elemento de difusão de discursos e preceitos religiosos e políticos. Por meio de análises comparativas e identificação de semelhanças entre a composição de obras realizadas em Roma, Portugal e Minas Gerais, é levantada a provável fonte imagética das pinturas realizadas nas Matrizes de Santo Antônio de Ouro Branco e Santa Bárbara.
