v. 1 n. 1 (2022): Dossiê : Artes e Arquitetura em conexões atlânticas: impressões, desafios e pesquisas na modernidade.
Artigos Dossiê Temático

A arquitetura barroca e o teatro do mundo

Rodrigo Almeida Bastos
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC
Biografia

Publicado 2022-06-18

Palavras-chave

  • Barroco,
  • Traçado Urbano,
  • Teatralização,
  • Fantasia

Como Citar

Almeida Bastos, R. (2022). A arquitetura barroca e o teatro do mundo. Perspectiva Pictorum, 1(1), 129–162. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistaperspectivapictorum/article/view/37980

Resumo

Resumo:  O artigo busca analisar o universo mundializado da arquitetura barroca como um teatro do mundo. Para isso, o estudo aborda os versos de El gran teatro del mundo escrito por Pedro Calderón de La Barca na primeira metade do século XVII. Os versos eloquentes retratam a exposição aguda de duas arquiteturas: uma superior, perfeita, elevada e eterna, a dos Céus, criada por Deus, e a outra, inferior, imperfeita, mundana e passageira, composta pertencente aos homens. Assim a pesquisa retrata a visão do poeta espanhol e também a antiga doutrina da mímesis. A arquitetura dos homens deveria imitar a arquitetura divina “usurpando-lhe os reflexos”, dando corpo a uma formosura que, por mais que se ilumine de esplendores celestes nunca seria mais que um belo jardim de “perecíveis flores”. 

Palavras-Chaves: Barroco; Teatralização; Fantasia; Poesia; Traçado Urbano, Arquitetura.

Abstract: The article seeks to analyze the globalized universe of baroque architecture as a theater of the world. For this, the study approaches the verses of El gran Teatro del Mundo written by Pedro Calderón de La Barca in the first half of the 17th century. The eloquent verses portray the acute exposition of two architectures: one superior, perfect, elevated and eternal, that of Heaven, created by God, and the other, inferior, imperfect, mundane and fleeting, composed belonging to men. Thus, the research portrays the vision of the Spanish poet and also the ancient doctrine of mimesis. The architecture of men should imitate the divine architecture “usurping its reflections”, giving body to a beauty that, however illuminated by celestial splendours, would never be more than a beautiful garden of “perishable flowers”.

Keywords: Baroque; theatricalization; Fantasy; Poetry; Urban Layout; Baroque colonial architecture.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Referências bibliográficas
  2. ALBERTI, Leon Battista. Da pintura. Trad. Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Unicamp, 2ª ed., 1999.
  3. ALBERTI, Leon Battista. Tratado de Pintura. Trad. Carlos Pérez Infante. México: UNAM/Amalgama arte editorial, 1998.
  4. BASTOS, Rodrigo. A maravilhosa fábrica de virtudes: o decoro na arquitetura religiosa de Vila Rica, Minas Gerais (1711-1822). São Paulo: Edusp, 2013.
  5. BEBIANO, Rui. D. João V; poder e espetáculo. Lisboa: Livraria Estante Editora, 1987.
  6. BERNHEIMER, Richard. “Theatrum Mundi”. The Art Bulletin, v. 38, nº 4, 1956, p. 225–247. (Disponível em JSTOR, www.jstor.org/stable/3047670).
  7. BOISSARD, Jean Jacques. THEATRUM VITÆ HUMANÆ. Theodor de Bry, ed. (1596). Disponível em: https://archive.org/details/theatrumvitaehum00bois/page/n19. (Digitalizado pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign).
  8. BRESCIA, Rosana Marreco. C’est là que l’on joue la comèdie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise au XVIIIe siècle. (Tese: Doutorado em Histoire Moderne et Contem-poraine et Ciências Musicais). Université Paris IV/ Universidade Nova de Lisboa. Pa-ris/Lisboa, 2010.
  9. CALDERÓN DE LA BARCA, Pedro. El gran teatro del mundo. Biblioteca virtual Miguel de Cervantes. (Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/el-gran-teatro-del-mundo--0/html/ff39e206-82b1-11df-acc7-002185ce6064_3.html#I_0_).
  10. CAMILLO, Giulio. L’idea del theatro dell’Eccellen. M. Givlio Camillo. Fiorenz, 1550.
  11. CONCÍLIO ECUMÊNICO DE TRENTO, Sessão XXV, Celebrada no tempo do Sumo Pontífice Pio IV, em 03 e 04 de dezembro de 1563. (Disponível em: http://agnusdei.50webs.com/trento.htm).
  12. ELIAS, Norbert. A sociedade de corte; investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Trad. Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor, 2001.
  13. ANDRADE, Francisco de Paula Dias de. Subsídios para o estudo da influência da legisla-ção na ordenação e na arquitetura das cidades brasileiras. São Paulo: Escola Politécnica de São Paulo, 1966.
  14. GLEISER, Marcelo. A dança do universo; dos mitos de criação ao Big-Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, 2ª ed.
  15. GONÇALVES, Flávio. “A legislação sinodal portuguesa da contra-reforma e a arte religio-sa”. História da arte, Iconografia e crítica. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1990, p. 111-114.
  16. HANSEN, João Adolfo. “Artes seiscentistas e teologia política”, in: TIRAPELI, Percival (org.). Arte Sacra Colonial: Barroco, Memória Viva. São Paulo, Editora da Unesp, 2001, p. 180-189.
  17. HANSEN, João Adolfo. “Prefácio”, in: PÉCORA, Alcir. Teatro do Sacramento. a unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira. Coimbra/Campinas/São Paulo: Universidade de Coimbra/Unicamp/Edusp, 2016, p. 19-38.
  18. HOFFMEISTER, Gerhart. “Goethe’s Faust and the Theatrum Mundi; tradition in European Romanticism”. Journal of European Studies, v. 13, 1983. (Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/004724418301304904).
  19. HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portugue-sa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, 1ª ed.
  20. KOIRÉ, Alexandre. From the closed world to the infinite universe. Baltimore: The Johns Hopkins Press, 1957.
  21. LAVIN, Irving. Visible spirit. The art of Gianlorenzo Bernini. London: Pindar Press, 2007, 2 v.
  22. MACHADO DE ASSIS. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Record, 9ª ed., 2005.
  23. MATHEUS DO COUTO. Tractado de Architectura que leo o Mestre Matheus do Couto... [1631] (manuscrito, Reservados da BNP, cota: COD. 946)
  24. OROZCO DIAZ, Emilio. El teatro y la teatralidade del barroco (1969). Barcelona: Ed. Planeta, 1989.
  25. PALLAVICINO, Sforza. Arte della Perfezion Cristiana… (1667). Venezia, 1840. (Biblio-teca di Opere classiche, fasc. xciv).
  26. PAZ, Octavio. Sóror Juana Inés de la Cruz; as armadilhas da fé. Trad. Waldir Dupont. São Paulo: Mandarim, 1998.
  27. PÉCORA, Alcir. Teatro do Sacramento. a unidade teológico-retórico-política dos sermões de Antonio Vieira. Coimbra/Campinas/São Paulo: Universidade de Coim-bra/Unicamp/Edusp, 2016.
  28. SEBASTIÁN, Santiago. El Barroco Iberoamericano. Madrid: Encontro, 2007. (Ensayos 316).
  29. SNYDER, John. L’estetica del barocco. La mosca e il papa, Bologna: Il Mulino, 2005.
  30. YATES, Francis. A arte da memória. Trad. Flavia Bancher. Campinas: Unicamp, 2007.
  31. VALLE, Teresa Leonor M. “Da Igreja Combatente à Igreja Triunfante”. Broteria, Cristia-nismo e Cultura, Lisboa, v. 157, nº 5, nov. 2003, p. 327-342.
  32. VETANCURT, Agustin. Teatro Mexicano; Descripcion breve de los Sucesos Ejemplares, Historicos, Políticos, Militares y Religiosos del Nuevo Mundo Occidental de las Indias… Mexico: Imprenta de I. Escalante y C., 1870. 2 v. (Biblioteca Historia de la Iberia, VII).