Grapefruit: Projeção poética sobre o mundo

Autores

  • Giovanna Viana Martins Escola de Belas Artes/UFMG

Resumo

Este texto pretende se constituir como um espaço de apro- ximação à poética obra de Yoko Ono em formato livro, publicado pela primeira vez em Tóquio, no ano de 1964, intitulado Grapefruit. Inevitavelmente, diante dela, algumas delicadas questões se colocarão: livro ou pintura? Poesia ou arte? No pequeno livro de capa amarela com a enigmática fotografia de Yoko Ono a nos olhar fixamente, a artista deseja, sobretudo, despertar e estimular a continuação do argumento proposto por suas pinturas-instruções numa conversação infinita, onde a geração de novos pensamentos deverá percorrer campos não mais separados ou limitados, mas, hibridamente, deslizar sobre o inominável, para aí se transformarem, se desvanecerem, tornarem-se nada, para que outra vez possam ressurgir verdadeiramente Quimera e Fênix.

Biografia do Autor

Giovanna Viana Martins, Escola de Belas Artes/UFMG

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard (2001) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais - EBA (2006). Atualmente é pro- fessora assistente do Departamento de Artes Plasticas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área das Artes Visuais e Ensino de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, projetos visuais, livro de artista, arte contemporânea e museu, arte relacional, arte e literatura, pesquisa em arte e em ensino de arte.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

MARTINS, G. V. Grapefruit: Projeção poética sobre o mundo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 14–29, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15443. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática