Grapefruit

Projeção poética sobre o mundo

Autores

  • Giovanna Viana Martins Escola de Belas Artes/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15443

Resumo

Este texto pretende se constituir como um espaço de aproximação à poética obra de Yoko Ono em formato livro, publicado pela primeira vez em Tóquio, no ano de 1964, intitulado Grapefruit. Inevitavelmente, diante dela, algumas delicadas questões se colocarão: livro ou pintura? Poesia ou arte? No pequeno livro de capa amarela com a enigmática fotografia de Yoko Ono a nos olhar fixamente, a artista deseja, sobretudo, despertar e estimular a continuação do argumento proposto por suas pinturas-instruções numa conversação infinita, onde a geração de novos pensamentos deverá percorrer campos não mais separados ou limitados, mas, hibridamente, deslizar sobre o inominável, para aí se transformarem, se desvanecerem, tornarem-se nada, para que outra vez possam ressurgir verdadeiramente Quimera e Fênix.

Biografia do Autor

  • Giovanna Viana Martins, Escola de Belas Artes/UFMG

    Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Escola Guignard (2001) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais - EBA (2006). Atualmente é pro- fessora assistente do Departamento de Artes Plasticas da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área das Artes Visuais e Ensino de Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: pintura, projetos visuais, livro de artista, arte contemporânea e museu, arte relacional, arte e literatura, pesquisa em arte e em ensino de arte.

Referências

BARTHES, Roland. L’ empire des signes. Genève: Editions d’ Art Albert skira, 1970.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BAUDRILLARD, Jean. De um fragmento ao outro. são Paulo: Zouk, 2003. BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. BLANCHOT, Maurice. La bête de Lascaux. Montpellier: Fata Morgana, 1982. BORGES, Jorge Luis. Este ofício do verso. são Paulo: Companhia das Letras, 2000. BOURRIAUD, Nicolas. Yoko Ono e a Energia Pacífica. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008).

BRETON, André. Nadja. são Paulo: Cosac Naify, 2007.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Brasiliense, Rio de Janeiro: 1988. FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. são Paulo: Annablume, 2004. JENSSEN, Kjell Runar. Yoko Ono – Artista do Filme Conceitual. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008). KVARAN, Gunnar B. Yoko Ono. Memórias Horizontais. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008). MORA, Carlos de Miguel. Os limites de uma comparação: ut pictura poesis. Portugal: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 6 (2004) (disponível em: http://www2.dlc.ua.pt/classicos/agora6.htm). MOREAU-VAUTHIER, Charles. Historia e técnica de la pintura. Libreria Hachette. s.d.

OBRIST, Hans Ulrich. Perguntas para Yoko – Water Event, oslo. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008).

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, Crítica, Escritura. são Paulo: Ática, 1993. RUFINONI, simone Rossinetti. Errância Libertária. Revista Cult. são Paulo: Editora Bregantini, maio de 2000. WELLEK, René & WARREN, Austin. Teoria da literatura. Lisboa: Publicações Europa-América, 1948

Downloads

Publicado

2012-11-30

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Grapefruit: Projeção poética sobre o mundo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 14–29, 2012. DOI: 10.35699/2238-2046.15443. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15443. Acesso em: 28 abr. 2025.