Grapefruit
Projeção poética sobre o mundo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15443Resumo
Este texto pretende se constituir como um espaço de aproximação à poética obra de Yoko Ono em formato livro, publicado pela primeira vez em Tóquio, no ano de 1964, intitulado Grapefruit. Inevitavelmente, diante dela, algumas delicadas questões se colocarão: livro ou pintura? Poesia ou arte? No pequeno livro de capa amarela com a enigmática fotografia de Yoko Ono a nos olhar fixamente, a artista deseja, sobretudo, despertar e estimular a continuação do argumento proposto por suas pinturas-instruções numa conversação infinita, onde a geração de novos pensamentos deverá percorrer campos não mais separados ou limitados, mas, hibridamente, deslizar sobre o inominável, para aí se transformarem, se desvanecerem, tornarem-se nada, para que outra vez possam ressurgir verdadeiramente Quimera e Fênix.
Referências
BARTHES, Roland. L’ empire des signes. Genève: Editions d’ Art Albert skira, 1970.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BAUDRILLARD, Jean. De um fragmento ao outro. são Paulo: Zouk, 2003. BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. BLANCHOT, Maurice. La bête de Lascaux. Montpellier: Fata Morgana, 1982. BORGES, Jorge Luis. Este ofício do verso. são Paulo: Companhia das Letras, 2000. BOURRIAUD, Nicolas. Yoko Ono e a Energia Pacífica. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008).
BRETON, André. Nadja. são Paulo: Cosac Naify, 2007.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Brasiliense, Rio de Janeiro: 1988. FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. são Paulo: Annablume, 2004. JENSSEN, Kjell Runar. Yoko Ono – Artista do Filme Conceitual. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008). KVARAN, Gunnar B. Yoko Ono. Memórias Horizontais. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008). MORA, Carlos de Miguel. Os limites de uma comparação: ut pictura poesis. Portugal: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 6 (2004) (disponível em: http://www2.dlc.ua.pt/classicos/agora6.htm). MOREAU-VAUTHIER, Charles. Historia e técnica de la pintura. Libreria Hachette. s.d.
OBRIST, Hans Ulrich. Perguntas para Yoko – Water Event, oslo. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008).
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, Crítica, Escritura. são Paulo: Ática, 1993. RUFINONI, simone Rossinetti. Errância Libertária. Revista Cult. são Paulo: Editora Bregantini, maio de 2000. WELLEK, René & WARREN, Austin. Teoria da literatura. Lisboa: Publicações Europa-América, 1948
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Giovanna Viana Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.