Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.


  • [IMPORTANTE] Todos os tipos de contribuição (artigos, resenhas, entrevistas, traduções, escritos de artista e ensaios visuais) devem observar estritamente as normas descritas nas Diretrizes para Autores, inclusive as regras relativas ao envio de imagens (conferir nas diretrizes para autores o item "Detalhamento sobre a formatação de imagens"). Submissões fora das normas serão rejeitadas.

     

  • O arquivo da submissão está em formato LibreOffice ou Microsoft Word.

     

  • Todos os textos são submetidos a revisão ortográfica, gramatical e estilística. A equipe editorial se reserva o direito de não publicar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões do revisor sem justificação razoável.

     

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC. Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.

     

  • A submissão está em um dos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês, Italiano e francês.

     

  • Serão considerados artigos submetidos apenas os que cumprirem todas as normas gerais aqui descritas.

Diretrizes para Autores

Artigos

– Os artigos enviados para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea em outro periódico nacional;

– Após prévia avaliação dos Editores, os artigos são submetidos aos pareceristas ad hoc (em sistema de avaliação cega por pares), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor;

– Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os co-autores;

– Somente serão aceitos artigos de autoria individual de doutorando(as) ou doutores(as). Mestrando(as) ou Mestres(as) que desejem publicar devem fazê-lo em coautoria com um(a) doutor(a). Graduando(a), graduado(a) ou especialista (com título de especialização) não pode submeter artigos, nem mesmo quando estiver em coautoria de um(a) doutor(a).

Instruções para preparação de artigos

Os artigos devem ser submetidos em formato LibreOffice (.odt) ou Word (.docx) usando fontes serifadas padrão (Liberation Serif, Times New Roman ou Calibri), corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1,5. As páginas devem ser tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2.5 cm, e margens laterais de 3 cm. Os textos não devem exceder o número de palavras correspondente ao tipo de contribuição.

  • Não inserir qualquer identificação do autor no arquivo enviado. Atentar para os metadados que registram a autoria nas propriedades do documento. Para remover essas informações no LibreOffice, siga as instruções da documentação oficial. Para o Word, siga as instruções da Microsoft. Esses dados devem ser informados exclusivamente nos campos específicos do formulário para envio da submissão;

  • Os artigos devem ter entre 4.000 e 10.000 palavras e, no máximo, 7 imagens;
  • No cabeçalho do artigo deve ser indicado o título sem qualquer menção à autoria, haja vista a avaliação cega por pares;
  • Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) devem ser preenchidas corretamente no campo “autoria/metadados” deste sistema de submissão (OJS) e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras;
  • Os artigos devem ser compostos de:
    • título com a respectiva versão em português, inglês e espanhol;
    • um resumo, com a respectiva versão em português, inglês (abstract) e espanhol (resumen), de no máximo 120 palavras que sintetize os propósitos, métodos e conclusões do texto;
    • um conjunto de palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, que identifique o conteúdo do artigo, com a respectiva versão em português, inglês (keywords) e espanhol (palabras clave);
    • desenvolvimento;
    • considerações finais;
    • referências.
  • Todas as referências bibliográficas devem ser indicadas no final do texto no campo Referências (Referências não devem vir em nota de rodapé);
  • As notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente ao final da página;
  • As citações de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes;
  • Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas em corpo 11, sem aspas e com recuo à esquerda de 2 cm. As omissões de trechos da citação podem ser marcadas por reticências entre parênteses;
  • Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico;
  • No corpo do texto, títulos de obras (pintura, escultura, filmes, vídeos etc.) devem vir em itálico. Já títulos de exposições, devem vir entre aspas;
  • As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT-NBR 6023:
    • Livros:
      • SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano
    • Capítulos de livros:
      • SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador da obra, se for o mesmo autor do capítulo colocar ___.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano, p. 0-0.
    • Artigo em periódico:
      • SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v., n., p. 0-0, mês abreviado. ano.
    • Teses e dissertações:
      • SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: complemento do título sem negrito. Ano. V. Tese/ Dissertação (Doutorado/ Mestrado em Área X) – Faculdade X, Universidade X, Cidade, p. 0-0.
    • Documentos obtidos em meios eletrônicos:
      • SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. 0-0, mês, ano. Disponível em: <http://www - URL completo do documento>. Acesso em: dia mês abreviado ano.
    • Filmes:
      • Título do filme em negrito (ano de lançamento), Direção, País de produção.

Detalhamento sobre a formatação de imagens

  • A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;
  • Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;
  • Os autores devem fornecer as legendas das imagens, assim como indicar a posição em que devem aparecer no corpo do texto entre parênteses (fig.x). A revista se reserva o direito de não publicar imagens sem a qualidade necessária para sua correta impressão;
  • As legendas de imagens incluídas ao longo do texto devem seguir o seguinte padrão:
    • Fig. (número em ordem crescente). Autor, Título em itálico, ano. Técnica, dimensões em cm, Localização (nome de museu, coleção etc., se houver), cidade (se houver).
  • As imagens devem estar em jpeg ou tiff e com resolução de 300 dpi e dimensões máximas de 17 x 24 cm;
  • Para a versão digital da revista é possível o envio de imagens coloridas. Para a versão impressa será feita a conversão para PB (grayscale);
  • Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acimas, devem ser anexadas no momento de submissão como “documento suplementar” na plataforma OJS.

Ensaios Visuais

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na revista PÓS. Devem compreender de cinco (05) a oito (08) imagens, preferencialmente coloridas, com as especificações detalhadas acima.
 


Escritos de Artistas

Esta seção é dedicada à escrita experimental de artistas brasileiros e internacionais. Os textos devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras. Devem apresentar título/title/título; resumo/abstract/resumen e palavras-chave/keywords/palabras clave.
 


Resenhas

As resenhas devem abordar publicações nacionais e estrangeiras lançadas nos últimos 24 meses. Devem ter  até 2.500 palavras, apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada. As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. Excetuando o exposto, as resenhas seguem as normas dos artigos devendo, portanto, apresentar resumo/abstract/resumen, palavras-chave/keywords/palabras clave e a versão do título em inglês e espanhol.
 


Entrevistas

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 8.000 palavras. Devem apresentar título/title/título; resumo/abstract/resumen e palavras-chave/keywords/palabras clave e seguir as demais normas de submissão dos artigos.
 


Traduções

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido, cuja língua original deve ser diferente das aceitas para submissão neste periódico e devem ter, no máximo, 9.000 palavras. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.


Questões não abordadas nestas diretrizes devem ser encaminhadas para revistapos.ppga@gmail.com

Artigos - Seção temática

Política padrão de seção

Artigos - Seção aberta

Artigos cuja temática não coincide com a proposta do volume, mas que se insere em uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG.

Escritos de artistas

Submissões para esta seção não estão sujeitas à atribuição de DOI

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.