Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.


  • [IMPORTANTE] Todos os tipos de contribuições (Artigos, Ensaios Visuais, Escritos de Artista, Resenhas, Entrevistas e Traduções) devem observar estritamente as normas descritas nas Diretrizes para Autores. Submissões fora das normas serão rejeitadas.

     

  • Ser portador do título de Doutor ou ser Doutorando. Mestres ou Mestrandos que desejem publicar devem fazê-lo em coautoria com um(a) doutor(a).
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • A submissão está em um dos seguintes idiomas: português, espanhol e inglês.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

A Revista PÓS recebe seis tipos de contribuições: Artigos, Ensaios Visuais, Escritos de Artista, Resenhas, Entrevistas e Traduções. É de suma importância verificar as diretrizes específicas para o tipo de submissão a qual se deseja fazer o envio.

Artigos

1 Normas gerais

  • Os artigos enviados para publicação devem ser originais e inéditos, não sendo permitida sua apresentação/publicação/postagem simultânea em outro periódico, mídia, rede social ou qualquer outro meio;
  • Serão aceitos textos apenas em português, inglês, espanhol;
  • Somente serão aceitos artigos de autoria individual de doutorando(as) ou doutores(as). Mestrando(as) ou Mestres(as) que desejem publicar devem fazê-lo em coautoria com um(a) doutor(a). Graduando(a), graduado(a) ou especialista (com título de especialização) não pode submeter artigos, nem mesmo quando estiver em coautoria de um(a) doutor(a);
  • Os artigos submetidos com múltipla autoria são revisados com o entendimento de que todos os autores listados estão de acordo com a submissão e que a versão final do artigo foi vista e aprovada por todos os coautores;
  • O texto deverá vir devidamente revisado pelo(s) autor(es). A comissão editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as alterações necessárias. Textos que apresentem problemas de forma, estilo e/ou adequação aos padrões da revista serão rejeitados;
  • Cada autor/autora só pode publicar um texto por ano na PÓS, independente de suas seções;
  • Uma vez recebido, o artigo é pré-avaliado pelos editores da revista PÓS. Tendo sido julgado formalmente adequado, ele será encaminhado a pareceristas ad hoc em sistema de avaliação duplo-cego por pares, feita por no mínimo dois pareceristas. O processo de avaliação levou em torno de 140 dias no biénio atual;
  • Há três modalidades possíveis de decisão final para um artigo submetido à revista PÓS:
    • 1. Aprovação. Significa que nem correções, nem modificações precisam ser feitas no texto.
    • 2.Correções obrigatórias: Significa que o/a autor/a deve fazer correções e modificações no texto, de acordo com os comentários e exigências dos/as pareceristas e/ou do Conselho Editorial. A nova versão do artigo é avaliada pela editora como satisfatória ou não. Não há qualquer garantia de que o artigo será aprovado no final deste processo.
    • 3. Rejeição ou Submeter a outro periódico. Significa que o processo de avaliação está finalizado e o Conselho Editorial decidiu que o artigo não será publicado na Revista PÓS. Esta decisão é baseada nas avaliações dos pareceristas.

2 Formatação

  • No cabeçalho do artigo deve ser indicado o título sem qualquer menção à autoria, haja vista a avaliação cega por pares. Atentar para os metadados que registram a autoria nas propriedades do documento. Para remover essas informações no LibreOffice, siga as instruções da documentação oficial. Para o Word, siga as instruções da Microsoft.
  • Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (Departamento, Faculdade e Universidade na qual leciona ou realiza pós-graduação) devem ser preenchidas corretamente no campo “autoria/metadados” deste sistema de submissão (OJS) e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras;
  • Os artigos devem ser submetidos em formato LibreOffice (.odt) ou Word (.docx) usando fonte Times New Roman, corpo 12. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1,5. As páginas devem ser em formato A4, com margens superiores e inferiores de 2,5 cm, e margens laterais de 3 cm;
  • Os artigos devem ter entre 4.000 e 10.000 palavras (do título às referências) e, no máximo, sete (7) imagens;
  • A estrutura dos artigos deverá obedecer rigorosamente à seguinte ordem:
    • Título na língua original do texto;
    • Título traduzido para inglês e espanhol;
    • Resumo no idioma original do texto do artigo com o emprego do verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; destaque para o objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; uso de frases concisas em parágrafo único que não ultrapasse 120 palavras;
    • Resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas. A palavra RESUMO (ou correspondente no idioma original do artigo: ABSTRACT, RESUMEN) deve ser redigida em letra maiúscula, seguida de dois pontos e em negrito;
    • Um conjunto de palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, que identifique o conteúdo do artigo. A expressão Palavras-chave (ou correspondente no idioma original do artigo: Keywords, Palabras clave) deve vir abaixo do resumo, destacada em negrito e seguida de dois pontos. O conjunto das palavras-chave deve vir separadas entre si por ponto. No caso de artigos em língua estrangeira, o resumo e as palavras-chave devem ser seguidos obrigatoriamente de resumo e  palavras-chave em português e, em seguida, outro idioma a escolha do autor (inglês ou espanhol);
  • Corpo de texto do Artigo (títulos das seções com terminologia a critério do autor)
  • Referências
  • Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico;
  • No corpo do texto, títulos de obras (pintura, escultura, filmes, vídeos etc.) devem vir em itálico. Já títulos de exposições, devem vir entre aspas;
  • Siglas, quando mencionadas pela primeira vez no texto, devem ser indicadas entre parênteses e serem precedidas do nome por extenso;
  • Notas explicativas devem aparecer como Nota de rodapé, com numeração arábica contínua ao longo do texto.

3 Formatação de imagens

  • Os autores devem providenciar as imagens que queiram incluir em seus textos;
  • A revista não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens;
  • Os autores devem obrigatoriamente citar a imagem no corpo do texto indicando-a pela abreviatura (fig. X) o mais próximo possível da localização da figura;
  • As legendas de imagens dispostas ao longo do texto devem ser apresentadas abaixo da imagem, obedecendo ao seguinte padrão:
    • Fig. (número em ordem crescente). Legenda da imagem. Fonte: (indicar aqui a autoria, endereço eletrônico, etc.)
  • As imagens devem estar em .jpeg ou .png e com resolução de 72 dpi;
  • Todas as imagens, seguindo as especificações indicadas acima, devem ser anexadas no momento de submissão como “outros” na plataforma OJS.

4 Citações

As citações devem obedecer à NBR 10520 (ABNT, 2023) e ao sistema de chamada autor-data.

  • Indica-se o sobrenome do autor (ou instituição responsável) seguido da data e a página da citação:
    • quando o sobrenome do autor (ou instituição responsável) estiver incluído no texto: indicá-lo apenas com a primeira letra maiúscula e abrir parênteses para mencionar data e página consultada;
    • quando o sobrenome do autor (ou instituição responsável) não fizer parte integrante do texto: indicá-lo entre parênteses seguido da data e página consultada.
  • Citações diretas: transcrição exata do texto de outros autores. As citações diretas de até três linhas devem estar entre aspas duplas; citações diretas com mais de três linhas devem apresentar recuo à esquerda de 2 cm, fonte com corpo 11, espaçamento 1 entre linhas, sem uso de aspas.
    Para De Certeau (2013, p. 64), a história seria “uma arte de discorrer que apagaria, pudicamente, vestígios de um trabalho”.
    “Chora-se, ri-se, participa-se à vontade e sente-se assim em comunhão com a totalidade do corpo social” (Maffesoli, 2005, p. 122).
  • Citações indiretas: reprodução de ideias de outros autores utilizando novas palavras.
    Cecília Salles (2006) nos apresenta o interessante conceito de redes de criação.
    Sobretudo se considerarmos que o humano sempre desenvolveu conhecimento em simbiose com a tecnologia, da elaboração dos primeiros livros aos e-books contemporâneos (Lemos; Di Felice, 2014), da arte rupestre à net-arte.
  • Citação de citação: reprodução de informação citada por outros autores sem que se tenha o acesso ao documento original citado.
    Sobre a forma como as relações entre artistas e os diferentes públicos podem se dar, encontramos nas noções do “artista como antropólogo”, de Joseph Kosuth (1975 apud Johnstone, 2008, p. 182-184).
    “(...) nenhum pintor coloque sua mão no pincel a não ser Piero” (Baxandall, 1972, p. 20 apud Becker, 1982, p.16).
  • Intervenções praticadas nas citações:
    • Para suprimir partes de uma citação: usar reticências entre colchetes [...]
    • Para acrescentar comentários na citação: indicar essa informação entre colchetes [  ]
    • Para destacar parte da citação: utilizar negrito na expressão a ser enfatizada e informar grifo nosso. (Autor, 2017, p. x, grifo nosso)
  • Para dados resultantes de informação recebida em palestras e debates, indicar entre parênteses (informação verbal) e mencionar os dados em Nota de rodapé;
  • Para dados oriundos de trabalhos em fase de elaboração, indicar entre parênteses (em fase de elaboração) e mencionar os dados em Nota de rodapé;
  • Citação de várias obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula sequencial logo após a data e sem uso de espaço. Autor (2020, 2020b) ou (Autor, 2020a, 2020b);
  • Citação de várias obras de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula. Autor (2013, 2016, 2020) ou (Autor, 2013, 2016, 2020);
  • Citação de obras de diferentes autores: indicá-los em ordem alfabética seguido da data e separados entre si por ponto-e-vírgula. (Autor1, 1979; Autor2, 2020);
  • Citação em língua estrangeira diferente da língua em que se redige o texto deverá estar traduzida e com a indicação tradução nossa. (Autor, 2020, p. x, tradução nossa).

5 Referências

As referências devem seguir às recomendações da NBR 10520 (ABNT, 2023) e serem listadas no final do texto sob o título Referências (não devem vir em Nota de rodapé), representadas com espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.

  • Obras com quatro (4) ou mais autores convém incluir todos os nomes; pode-se também indicar apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al;
  • Para todos os documentos online deverá ser indicado o endereço eletrônico e a data de acesso no final da referência;
  • Quando na lista de referências for apresentada mais de uma obra do mesmo autor, deve-se repetir sobrenome e prenome ao invés de utilizar traços.

 

  • Livros:
    SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano. ISBN (opcional)
  • E-books:
    SOBRENOME, Nome. Título do e-book em negrito: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano. E-book.
  • Capítulos de livros:
    SOBRENOME, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo: subtítulo (se houver). In: SOBRENOME, Nome do organizador do livro (org.). Título do livro em negrito: subtítulo (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano, p. inicial-final do capítulo.
  • Artigos de periódico em meio eletrônico:
    SOBRENOME, Nome do autor do artigo. Título do artigo em negrito: subtítulo (se houver). Título do periódico em negrito: subtítulo (se houver), Cidade da publicação, v., n., p. inicial-final do artigo, mês abreviado ano da publicação. DOI: http:/dx.doi.org/10.xxxxx/xxxxx (opcional). Disponível em: http://www.enderecocompletododocumento. Acesso em: dia mês abreviado e ano.
  • Trabalhos apresentados em eventos:
    SOBRENOME, Nome do autor. Título do trabalho: subtítulo (se houver). In: NOME DO EVENTO EM LETRAS MAIÚSCULAS, Nº., Ano, Cidade de realização. Título da publicação em negrito: subtítulo (se houver). Cidade da publicação: Editora, Ano. p. inicial-final do trabalho.
  • Teses e dissertações:
    SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: subtítulo (se houver). Orientador: Nome do orientador (opcional). Ano de apresentação. Nº total de folhas/páginas. Tese/ Dissertação (Doutorado/Mestrado em Área de concentração X) – Nome da Faculdade ou Escola, Nome da Universidade, Cidade, Ano da defesa.
  • Catálogos de exposição:
    SOBRENOME, Nome do artista. Título do catálogo em negrito: subtítulo (se houver). Edição. Cidade da publicação: Editora, Ano. Catálogo de exposição, dia inicial-final mês abreviado e ano da exposição, Local de realização da exposição.

    PRENOME do artista em letras maiúsculas seguido do sobrenome (quando o nome do artista for o título do catálogo). Edição. Cidade da publicação: Editora, Ano. Catálogo de exposição, dia inicial-final mês abreviado e ano da exposição, Local de realização da exposição.

    TÍTULO DA MOSTRA/BIENAL/SALÃO EM LETRA MAIÚSCULA, Nº., Ano, Cidade de realização. Cidade da publicação: Editora, ano. Total de páginas. Catálogo de exposição.
  • Correspondências (bilhete, carta, cartão):
    SOBRENOME, Nome do remetente. [Correspondência em negrito]. Destinatário: Nome do destinatário (se houver). Cidade, dia mês abreviado e ano. 1 cartão pessoal.
  • Filmes e vídeos:
    TÍTULO do filme com as iniciais em letra maiúscula. Direção: Nome do diretor ou produtor. Cidade da publicação: Editora, Ano. 1 disco blu-ray (00 min).
  • Documentos iconográficos (pintura, desenho, gravura, fotografia etc.):
    SOBRENOME, Nome do artista. Título da pintura/desenho/gravura/fotografia em negrito. Ano da concepção da arte. Especificações do suporte (1 gravura / 5 postais / 2 fotografias etc.).
  • Esculturas:
    SOBRENOME, Nome do autor criador. Título da escultura em negrito. Cidade: Produtor ou fabricante, Ano. 1 escultura variável.
  • Programas de espetáculos:
    NOME DA COMPANHIA EM LETRA MAIÚSCULA. Título do espetáculo de dança/teatro/música/circo ou outro em negrito. Direção: Nome do diretor. Cidade da publicação: Editora, Ano. Prospecto.
  • Leis e decretos em meio eletrônico:

JURISDIÇÃO OU ÓRGÃO LEGISLADOR. Título da lei ou decreto em negrito. Ementa transcrita conforme publicada e suprimida se muito extensa com uso de [...]. Cidade da publicação: Editor, Ano da publicação. Disponível em: http://www.enderecocompletododocumento. Acesso em: dia mês abreviado e ano.

Realizar submissão para Artigos - seção aberta

Ensaios Visuais

Os Ensaios Visuais devem decorrer de pesquisas artísticas consolidadas e ser especialmente concebidos para a publicação na Revista PÓS. Esta seção tem como enfoque trabalhos nos quais as imagens desempenham um papel central, não se limitando a ilustrar um texto (se presente), mas ampliando e complexificando seu significado.

  • As imagens e eventuais textos precisam ser formatados para a publicação, de modo que a apresentação seja diagramada no formato da revista (A4), com um limite máximo de 15 páginas.
  • A submissão deve ser feita em arquivo PDF aberto, permitindo a inserção de comentários pelos pareceristas. Caso aprovado, serão incluídas páginas com informações obrigatórias ao início e ao final do Ensaio Visual, diagramadas conforme o padrão da Revista PÓS.  
  • Caso haja citações, estas devem seguir as normas da ABNT. 
  • Todas as publicações da Revista PÓS contam com o registro de DOI, sendo obrigatória a inclusão de resumo e palavras-chave em três idiomas: português, espanhol e inglês.
  • Os Ensaios Visuais são submetidos a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista. 

Realizar nova submissão para Ensaios Visuais

Escritos de Artistas

Esta seção é dedicada à escrita experimental de artistas brasileiros e internacionais. 

  • Os textos devem ter até 6.000 palavras e podem ser precedidos de uma introdução de até 2.000 palavras.
  • Devem apresentar título na língua original do texto;
  • título traduzido para duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol);
  • resumo no idioma original do texto;
  • resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol);
  • um conjunto de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) inserido após cada um dos resumos em seus respectivas idiomas.
  • Os Escritos de Artistas são submetidos a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

Realizar nova submissão para Escritos de Artistas

Resenhas

  • As resenhas devem abordar publicações nacionais e estrangeiras lançadas nos últimos 24 meses.
  • Devem ter até 2.500 palavras;
  • Apresentar um título breve e a ficha técnica completa da obra resenhada.
  • As citações devem vir acompanhadas do respectivo número de página. 
  • Excetuando o exposto, as resenhas devem seguir as demais normas de submissão de artigos (Diretrizes para autores - artigos) devendo, portanto:
    • Apresentar título na língua original do texto;
    • Título traduzido para duas línguas estrangeiras (português, inglês e espanhol);
    • Resumo no idioma original do texto;
    • Resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas;
    • Conjunto de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) inserido após cada um dos resumos em seus respectivas idiomas;
    • Texto da resenha (com títulos das seções com terminologia a critério do autor);
    • Referências. 
  • As Resenhas são submetidas a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

Realizar nova submissão para Resenhas

Entrevistas

  • As entrevistas devem obedecer à forma pergunta-resposta;
  • Devem ter até 8.000 palavras;
  • Indicar data da entrevista; 
  • Excetuando o exposto, as resenhas devem seguir as demais normas de submissão de artigos (Diretrizes para autores - artigos) devendo, portanto:
    • Apresentar título na língua original do texto;
    • Título traduzido para duas línguas estrangeiras (português, inglês e espanhol);
    • Resumo no idioma original do texto;
    • Resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas;
    • Conjunto de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) inserido após cada um dos resumos em seus respectivas idiomas;
    • Texto da entrevista (com títulos das seções com terminologia a critério do autor);
    • Referências. 
  • As Entrevistas são submetidas a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

Realizar nova submissão para Entrevistas

Traduções

As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido, cuja língua original deve ser diferente das aceitas para submissão neste periódico;

  • Devem ter até 9.000 palavras;
  • Excetuando o exposto, as resenhas devem seguir as demais normas de submissão de artigos (Diretrizes para autores - artigos) devendo, portanto:
    • Apresentar título na língua original do texto;
    • Título traduzido para duas línguas estrangeiras (português, inglês e espanhol);
    • Resumo no idioma original do texto;
    • Resumo traduzido para as outras duas línguas estrangeiras escolhidas;
    • Conjunto de palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) inserido após cada um dos resumos em seus respectivas idiomas;
    • Texto da tradução;
    • Referências.
  • As traduções são submetidas a avaliação duplo-cega por pares, realizada por um parecerista.

Realizar nova submissão para Traduções

Questões não abordadas nestas diretrizes devem ser encaminhadas para revistapos.ppga@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.