Sobre a Revista

A Revista PÓS é um periódico eletrônico Qualis A1 editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2011, aceita artigos, traduções, ensaios visuais, resenhas, escritos de artista e entrevistas nas seguintes áreas da Arte: Artes Plásticas, Visuais e Interartes; Ensino-aprendizagem em Arte; Artes da Cena; Cinema; Poéticas Digitais e Preservação do Patrimônio Cultural. São aceitos materiais originais de doutores e doutorandos ou de mestres e mestrandos em coautoria com um doutor. A Revista funciona em sistema de publicação continuada, com a avaliação é feita pelo sistema duplo cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e contém um conselho editorial com grande maioria de membros externos à UFMG, incluindo conselheiros internacionais.

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001

No triênio 2023/2025 a revista contou com o financiamento da FAPEMIG para custeio da diagramação e da revisão dos números publicados.

Notícias

Edição Atual

v. 15 n. 34 (2025): maio/ago
					Visualizar v. 15 n. 34 (2025): maio/ago
Publicado: 2025-09-13

Edição completa

Editorial

  • Editorial

    Bya Braga, Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi, Flávia Virgínia Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.61610

Artigos - Seção aberta

  • Estilhaços, monstros e próteses a atualidade da colagem em obras de artistas brasileiros contemporâneos

    Luiz Renato Montone Pera
    10-35
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.59329
  • A pintura corporal indígena, entre a ecologia e o cosmos e a luta histórica contra o Karõ da aldeia pt

    Sandoval Amparo
    36-60
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.59016
  • Tempo da vingança a arte como modo de suspender o céu

    Everton Moraes
    61-81
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.56970
  • A Matéria como Coautora na Produção Artística -

    Cassandra Pereira, Domingos Loureiro, Teresa Almeida
    82-97
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.51364
  • O mito das cores primárias um ensaio sobre a arbitrariedade dos sistemas cromáticos

    Paula Mastroberti
    98-123
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.57348
  • Modernismos em toda parte Bienal de Veneza de 2024

    Emerson Dionisio Gomes de Oliveira
    124-163
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.54080
  • Intersecção entre tradução e performance no conceito haroldiano de transcriação

    Fernanda Goya Setubal, Anderson Bogéa
    164-187
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.55778
  • Esculpir o invisível poéticas da ausência em artistas latino-americanos contemporâneos

    Ramsés Albertoni Barbosa
    188-219
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.59348
  • Minha fantasma, ou a performance de um corpo ao rés do chão

    Gustavo Clevelares
    220-242
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.52513
  • Gonçalo Mabunda e a estética dos destroços arte, metamorfosis y mercado

    Valdir Pierote Silva, Denise Dias Barros
    243-266
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.56973
  • Entre emancipação e mercantilização a luta pela autenticidade na arte

    Elis Karen Rodrigues Onofre Pereira, Eduardo Augusto Farias, Marta Regina Furlan
    267-286
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.57087
  • Fluxo de criatividade e sustentabilidade o papel da arte na construção de um novo olhar e na promoção da consciência ecológica

    Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, Rosa De Marco
    287-314
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58977
  • Adorno e a ficção científica reflexões teórico-estéticas e dialético-críticas a partir de uma nota de rodapé

    Victor Finkler Lachowski
    315-338
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.57761
  • A dimensão atemporal da experiência pela arte da dança Studio Anna Pavlova, uma escola de dança para a vida inteira

    Tânia Mara Silva Meireles
    339-358
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.52844
  • A extensão (curricular) como aprendizagem sobre produção cultural em dança

    Neila Cristina Baldi
    359-373
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53321
  • Potencialidades das tecnologias digitais no ensino de Arte o que é destacado por professores(as)?

    Giuliano Alencar Tibúrcio, Fábio Alexandre Borges, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto
    374-398
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58595
  • Educação Audiovisual no Brasil em tempos de neoprodutivismo e barbárie reflexões e possibilidades a partir da Arte-Educação

    Diego da Silva Vargas
    399-422
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.55920
  • Apreciação crítico-pedagógica da obra “Assentamento”, de Rosana Paulino o corpo da mulher negra em perspectiva

    Camila Cunha, Márcia Almeida
    423-445
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.54767
  • Oralitura e escrevivência na performance de mulheres negras no Poetry Slam brasileiro

    Gisett Elizabeth Lara
    446-467
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.52322
  • Greco e Minujín nos primórdios da arte contemporânea argentina

    Rodrigo Hipólito, Angela Grando
    468-493
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58350
  • Tesouras em ação acionamentos do objeto nas produções de Rebecca Horn, Anna Maria Maiolino e Sanja Ivekovic

    Larissa Camnev
    494-512
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.54072

Entrevista

  • No Ateliê de Linda Fregni Nagler

    Monique Burigo Marin
    513-536
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.55183

Tradução

  • Arte e Política de Vilém Flusser

    Flávio Américo Tonnetti, Gabriel Souza Figueiredo
    537-548
    DOI: https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.58149
Ver Todas as Edições

A Revista PÓS é um periódico eletrônico editado pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Criada em 2011, aceita artigos, ensaios, traduções, ensaios visuais e entrevistas nas seguintes áreas da Arte: Artes Plásticas, Visuais e Interartes; Arte e Experiência Interartes na Educação; Artes da Cena; Cinema; Poéticas Digitais e Preservação do Patrimônio Cultural. São aceitos materiais originais de doutores ou doutorandos. A avaliação e é feita pelo sistema duplo cego. A Revista é de livre acesso para autores e leitores e contém um conselho editorial com grande maioria de membros externos à UFMG, incluindo conselheiros internacionais.