Armando Reverón, Venezuela 1889–1954: mitopoética, rituais e a obra La Mantilla

Autores

  • Jorge Cabrera SESC-MG

Resumo

Armando Reverón é um artista de grande importância na reafirmação de uma arte latino-americana modernista e contemporânea. Sua obra percorre a representação pictórica, acadêmica, desmaterializada e os limites da abstração no início do século XX. Suas representações performáticas envolvem sua obra objetual de uma tridimensionalidade presente em toda sua produção.

O processo da obra de Reverón começa, talvez, com um semi-isolamento, a criação de um espaço ou habitat como elemento fundamental para a criação dos seus objetos chamado El Castillete. É nesse espaço que é criada La Mantilla, objeto para o qual darei uma especial atenção neste texto. Assim, em uma linha conceitual serão fundamentais os conceitos teóricos definidos por Mircea Eliade em relação à definição de espaço sagrado e profano, hierofania, teofania e sinais. Para a definição dos valores e funções “dos objetos” serão utilizados os conceitos definidos por Walter Benjamim para os objetos de culto e artístico.

Este trabalho que apresento é um recorte de sua produção artística caracterizada por uma mitopoética, um ritual e obras materializadas. Inclusive, faz parte de uma pesquisa maior de mestrado que tem por título: “O Ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparando a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 1889–1954) e Arthur Bispo do Rosário” (Brasil, 1909-1989), orientada pela Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso (Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais).

Biografia do Autor

Jorge Cabrera, SESC-MG

Professor universitário e artista plástico. Formado em Arquitetura - Universidad de Los Andes (1987), Venezuela. Mestre em Artes. Escola de Belas Artes (2011) - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Máster em Restauração Arquitetónica - Universidad Politécnica de Madrid (1992), Espanha. Especialização em Princípios Científicos da Conservação. ICCROM/ CECOR. Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. Atualmente Gerente de Cultura SESC Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

CABRERA, J. Armando Reverón, Venezuela 1889–1954: mitopoética, rituais e a obra La Mantilla. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 82–99, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15447. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática