Por uma epistemologia estética

do pensamento colaborativo nas artes plásticas e visuais às práticas contemporâneas de community-based art e seus novos artistas-tipo

Autores

  • Rachel Falcão Costa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16118

Palavras-chave:

Práticas artísticas colaborativas, Epistemologia estética, Artistas-tipo

Resumo

Este artigo propõe a apresentação de um panorama do passado, do presente e, quiçá, do futuro, do universo das práticas artísticas colaborativas, enfatizando as práticas contemporâneas de community-based art e apontando para o surgimento de novos “artistas-tipo” que lidam com questões cotidianas: o artista-pesquisador, o artista-da-família e o artista-cidadão. Por meio de articulações entre ações, pensamentos e conceitos desenvolvidos por artistas, críticos e filósofos, buscamos identificar elementos reveladores daquilo que consideramos ser o desenvolvimento de uma “epistemologia estética” que estaria em curso, bem como entender e atestar o papel do artista contemporâneo nesse processo.

Biografia do Autor

Rachel Falcão Costa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Doutoranda em Artes Plásticas, Visuais e Interartes (EBA-UFMG). Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (EA-UFMG). Especialista em Artes, Cultura Visual e Comunicação (UFJF). Graduada em Artes Plásticas (Licenciatura) e em Desenho Arquitetônico (Bacharelado) pela UFJF. Professora e Coordenadora do Núcleo de Arte da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

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Publicado

2019-11-22

Como Citar

COSTA, R. F. Por uma epistemologia estética: do pensamento colaborativo nas artes plásticas e visuais às práticas contemporâneas de community-based art e seus novos artistas-tipo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 105–128, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16118. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16118. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática