Da metáfora máquina ao ser-com aparelhos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21540Palavras-chave:
Arqueologia da Mídia, Prática da Mídia, Humanidades Digitais, Instalação, Teoria das Novas MídiasResumo
Este artigo analisa como desenvolvemos dispositivos para criar e transmitir significado. Ele analisa como esses dispositivos foram projetados e usados para apresentar uma visão do mundo para o espectador. Também observa quais são as tendências dentro do funcionamento dos dispositivos de mídia e como isso muda a forma como percebemos a informação e criamos visões do mundo. Além disso, pergunta como a natureza desses dispositivos determina como nos comunicamos através deles e quais são as tensões que eles criam. Por fim, perguntamos o que isso significa para o uso presente e futuro de tal tecnologia em um ambiente experiencial e informativo.
Referências
BARTHES, Roland. Camera lucida: reflections on photography. New York: Hill and Wang, 1981.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacra and simulation. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1994.
BAUDRILLARD, Jean; Weibel, Peter; Neue Galerie am Landesmuseum Joanneum. Jean Baudrillard:Fotografien 1985-1998, [9.1.-14.2.1999, Neue Galerie Graz am Landesmuseum Joanneum, Graz] = Photographies = Photographs. Ostfildern-Ruit Germany. New York: Hatje Cantz, 1999.
BENJAMIN, Walter. On photography. Edited and translated by Esther Leslie. London: Reaktion Books, 2015.
BLANCHOT, Maurice. Friendship. Translated by Elizabeth Rottenberg. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 1997.
CHUN, Wendy Hui Kyong. Programmed visions: software and memory. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2011.
ELKINS, James. What photography is. New York: Routledge, 2011.
FLUSSER, Vilém. Towards a philosophy of photography. London: Reaktion, 2000.
FLUSSER, Vilém. Into the universe of technical images. Minneapolis, Minn.: University of Minnesota Press; Bristol: University Presses Marketing, 2011.
FLUSSER, Vilém. Does writing have a future? Introduction by Mark Poster, Translated by Nancy Ann Roth. Minneapolis, Minn.: University of Minnesota Press, 2011.
NEWHALL, Beumont. The history of photography from 1839 to the present day. New York: Museum of Modern Art, 1949.
STIEGLER, Bernard. Technics and time. Stanford, Calif.: Stanford University Press, 1998.
TALBOT, William Henry Fox. Pencil of nature (1969 reproduction of the 1844 edition. ed.). [S.l.]: Da Capo, 1969.
ZIELINSKI, Siegfried. Deep time of the media: toward an archaeology of hearing and seeing by technical means. Foreword by Timothy Druckrey. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2006.
ZIELINSKI, Siegfried; WAGNERMAIER, Silvia. Variantology: on deep time relations of arts, sciences, and technologies. Translated by Gloria Custance. Köln: W. König, 2005.
ŽIŽEK, Slavoj. On belief (Thinking in Action). London; New York: Routledge, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.