A autonomia em obras dotadas de inteligência artificial

Autores

  • Nikoleta Kerinska Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21563

Palavras-chave:

Autonomia, Inteligência artificial, Arte

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sintética sobre o conceito de autonomia, desenvolvido a partir de seus fundamentos filosóficos e científicos, e, em seguida examinado na perspéctica da arte. Como objeto de estudo são tomadas duas obras: Oscar de Catherine Ikam e Louis Fléri, e PostPoète de Léopold Dumond. Partimos da constatação de que o uso de inteligência artificial e de tecnologia de ponta em arte produz obras singulares e complexas, consideradas como conquistas dos avanços científicos recentes. Contudo, demostraremos que no plano da cultura, elas dialogam com ideias que perpetuam o imaginário humano desde a antiguidade, e que já inspiraram diversas obras pictóricas e literárias.

Biografia do Autor

Nikoleta Kerinska, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Artista e professora de Arte, formada pela Academia de Belas Artes, Sofia-Bulgaria, com Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem - Unb, e doutorado em Artes Plásticas, Estética e Ciências da Arte pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Sua pesquisa e produção artística têm como foco o uso da linguagem natural e da inteligência artificial na arte.

Referências

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

KERINSKA, N. T. A autonomia em obras dotadas de inteligência artificial. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 42–58, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21563. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21563. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática