A autonomia em obras dotadas de inteligência artificial
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21563Palavras-chave:
Autonomia, Inteligência artificial, ArteResumo
Este artigo propõe uma reflexão sintética sobre o conceito de autonomia, desenvolvido a partir de seus fundamentos filosóficos e científicos, e, em seguida examinado na perspéctica da arte. Como objeto de estudo são tomadas duas obras: Oscar de Catherine Ikam e Louis Fléri, e PostPoète de Léopold Dumond. Partimos da constatação de que o uso de inteligência artificial e de tecnologia de ponta em arte produz obras singulares e complexas, consideradas como conquistas dos avanços científicos recentes. Contudo, demostraremos que no plano da cultura, elas dialogam com ideias que perpetuam o imaginário humano desde a antiguidade, e que já inspiraram diversas obras pictóricas e literárias.
Referências
CHAPOUTHIER, Georges; KAPLAN, Frédéric. L’homme, L’animal et la machine, Paris: CRNS, 2011.
DEKENS, Olivier. Fondements de la métaphysique de mœurs de Kant. Paris: Bréal, 2001.
FONSECA, João. Autopoiesis: Uma introdução as ideias de Maturana e Varela. Create Space Independent Publishing Platform, 25 mars 2008.
HEUDIN, Jean-Claude. Robots & Avatars. Paris: Odile Jacob, 2009.
IKAM, Catherine; FLÉRI, Louis. Les absenses d’Oscar. In: Digital Diaries Paris: Maison Europeene de la Photographie, 2007.
KANT, Immanuel. Critique de la raison pratique, précédée de Fondements de la Métaphysique. Paris: Librarie Pylosophique de Ladrange, 1848.
MORIN, Jocelyne; BRIEF, Jean-Claude. L’autonomie humaine: une victoire sur l’organisme, Presses Universitaires de Québec, Québex, 1995.
KERINSKA, Nikoleta, Art et intelligence artificielle: dans le contexte d’une expérimentation artistique, tese de doutorado defendida na Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2014.
MORIN, J.; BRIEF, J.-C. L’autonomie humaine – une conquiête de l’organisme. Québex: Presses Universitaires de Québec, 1995.
VARELA, Francisco; MATURANA, Humberto. Autopoiesis and Cognition: The Realization of the Living. Boston: Kluwer Academic Publishers, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.