A Mecânica dos livros
encadernação, bibliologia e conservação
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25704Palavras-chave:
Bibliologia, História da encadernação, Mecânica dos livros, Acervos bibliográficos, Conservação-Restauração de documentos gráficosResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar e discutir as bases teóricas e metodológicas para a análise material de documentos bibliográficos. Em um primeiro momento, o artigo identifica os campos discursivos nos quais a história da encadernação se constitui, dando ênfase à incidência das disciplinas formalistas consagradas à análise material dos textos. Em seguida, após conceituar e discutir os gestos e as práticas que fundam a tridimensionalidade do livro, o trabalho se debruça sobre três sistemas mecânicos que caracterizam o livro impresso, evidenciando o momento marcado pela sistematização do uso do papel como suporte. Finalmente, apresenta uma solução metodológica para a análise bibliológica e a coloca em perspectiva junto às práticas de conservação-restauração de documentos gráficos.
Referências
BRITO, Fernanda. Conhecimentos práticos e tradição gestual: um estudo sobre os manuais de encadernação. Doutorado em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
BRUGALLA, Emilio. Tres ensayos sobre el arte de la encuadernación. Barcelona, José Porter, 1945.
CARPALLO BAUTISTA, Antonio. Encuadernaciones del XIX en la Biblioteca histórica de Madrid: estilo imperio, a la catedral cortina y romántico. Madrid: Ollero y Ramos, 2015.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHARTIER, Roger. Inscrire et effacer: culture écrite et littérature (XIe-XVIIIe siècle). Paris: Gallimard: Seuil, 2005.
CLARKSON, Christopher. Limp vellum binding and its potential as a conservation type structure for the rebinding of early printed books. A break with 19th and 20th century rebinding attitudes and practices. Venice: Preprints ICOM Comittee for Conservation; 4th Triennal meeting, 1975.
DEVAUCHELLE, Roger. La reliure. Recherches historiques, techniques et biographiques sur la reliure française. Paris, Éditions Filigranes, 1995.
FAUCON, Justine. L’Espagne, centre papetier entre Orient et Occident. In : LAROQUE, Claude (org.) La peinture ao Moyen-Orient, support et tracés. Paris. L’HICSA, 2018, p. 22-33.
FEBVRE, Lucien; MARTIN, Henri-Jean. O Aparecimento do Livro. São Paulo: Editora da UNESP / Hucitec, 1992.
FEDERICI, Carlo; HOULIS, Kostantinos. Legature Bizantine Vaticane. Rome: Fratelli Palombi Editori, 1988.
FOOT, Mirjam. The History of Bookbinding as a Mirror of Society. The Panizzi Lectures 1997. London, The British Library, 1998.
GARCÍA AGUILAR, Idalia, COMPIANI, Alberto, VELASCO, Thalía. La encuadernación del impreso antiguo en México: reflexiones sobre un problema de conocimiento patrimonial. Investigación Bibliotecológica, México, vol. 20, núm. 40, junho, 2006, p. 53-72.
GASKELL, Philip. A New Introduction to Bibliography. Oxford: Clarendon Press, 1972.
GILLE, Bertrand. Histoire des techniques. Paris : Encyclopédie de la Pléiade, 1978.
GONÇALVES, Edmar. Estudo das estruturas das encadernações de livros do século XIX na coleção Rui Barbosa: uma contribuição para a conservação-restauração de livros raros no Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Artes, Escola de Belas Artes, UFMG, Belo Horizonte, 2008.
GONTIJO, Alice Almeida. A Restauração de Acervos Bibliográficos entre Tridimensionalidade e Bidimensionalidade: o caso do Boletim Curiosités du Journalisme et de l’Imprimérie. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, UFMG, Belo Horizonte, 2012.
GOTTLIEB, Th. Bucheinbände. Auswahl von technisch und geschichtlich bemerkenswerten Stücken. 100 Tafeln in Licht- und Steindruck. Viena: Schroll, 1910.
GRAFTON Anthony. Defenders of the Text: The Traditions of Scholarship in the Age of Science, 1450-1800. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1991
GRAFTON, Anthony, WILLIAMS, Megan. Christianity and the transformation of the book : Origen, Eusebius, and the library of Caesarea. Cambridge, Massachusetts, Londres: Belknap Press of Harvard University Press, 2006.
HELWING, Helmuth. Handbuch der Einbandskunde. Hamburg: Maximilian Gesellschaft, 3vol. 1953-1955.
HOBSON, Geoffrey Dudley. English Binding before 1500. Cambridge: Cambridge Univertisy Press, 1929.
LE BARS, Fabienne et LAFFITE, Marie Pierre. Reliures royales de la Renaissance. Paris: Bibliothèque nacional de France, 1999.
LENORMAND, Louis-Sebastien, Manuel du relieur dans toutes ses parties. Paris: Rouret, 1827.
LENORMAND, Louis-Sebastien. Manual del Encuadernador em todas sus partes. Barcelona: Manuel Saurí, 1846.
LESNÉ, Mathurin-Marie. La Reliure, poème didactique en 6 chants, précédé d'une idée analytique de cet art, […] retarder le renouvellement des reliures. Paris, chez l’auteur, imprimerie de Gillé, 1820.
LIMA, Vivian S. Bibliologia e Conservação-Restauração de acervos Bibliográficos: uma mínima intervenção. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, UFMG, Belo Horizonte, 2015.
LÓPEZ SERRANO, Matilde. La encuadernación Española. Madrid: Asociación Nacional de Bibliotecarios, Archiveros y Arqueólogos, 1972.
LUNDBLAD, Kristina. Bound to be modern: publishers’cloth bindings and the material culture of the book, 1840-1914. New Castle, DE: Oak Knoll Press, 2015.
MACHADO, Ubiratan. A capa do livro brasileiro, 1820-1950. Cotia SP: Ateliê Editorial; São Paulo: Sesi-SP Editora, 2017.
MALAVIELLE, Sophie. Reliures et Cartonnages d’éditeur en France au XIXe siècle (1815 – 1865). Paris, Éditions Promodis, 1985.
MCKENZIE, Donald Francis. Bibliography and the Sociology of Texts. The Panizzi Lectures 1986. London: The British Library, 1986. Tradução brasileira de Fernanda Veríssimo: Bibliografia e Sociologia dos textos. São Paulo: Edusp, 2018.
MIDDLETON, Bernard C. A History of English craft bookbinding technique. New York, London: Hafner Publishing C°, 1963.
MILLER, Julia. Books Will Speak Plain: A Handbook for Identifying and Describing Historical Bindings. Ann Arbor, Mich.: The Legacy Press, 2010.
MOLLIER, Jean-Yves. L’Argent et les lettres : histoire du capitalisme de l’édition, 1880-1920. Paris, Fayard, 1988.
MORAES, Rubens Borba. O bibliófilo aprendiz. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975.
MUÑOZ VIÑAS, Salvador. La restauración del papel. Madrid: Editorial Tecnos, 2010.
OMONT, Henri. Conférence internationale de Saint-Gall sur la conservation des anciens manuscrits grecs et latins. In: COMPTES RENDUS des séances de l'Académie des Inscriptions et Belles-Lettres, 42ᵉ année, N. 5, 1898. pp. 648-652.
PEARSON, David. Provenance Research in Book History: A Handbook. The British Library Studies in the History of the Book. Londres: British Library Publishing, 1998.
PETRUCCI, Armando. La scrittura. Ideologia e rappresentazione, Torino, Einaudi, 1986.
PICKWOAD, Nicholas. Bookbindings and the History of the Book. Zagrebe, Arhivski Vjesnik Bulletin d’archives. Hrivatski Drzavni Arhiv, 2016, p. 157-176.
POLLARD, Graham; POTTER, Esther. Early Bookbinding Manuals. An Annotated List of Technical Accounts of Bookbinding to 1840. Oxford: Oxford Bibliographical Society, 1984.
PUGLIESE Silvia. When Cover Paper Meets Parchment: A Non-adhesive Variation of the Limp Parchment Binding, Londres, Journal of Paper Conservation, 20:1-4, 152-157, 2019.
ROMERO, Martha E. European Influence in the Binding of Mexican Printed Books of the Sixteenth Century. In: MILLER, Julia (org.). Suave Mechanicals: Essays on the History of Bookbinding, volume 1. Michigan: Legacy Press, 2013.
ROMERO, Martha. Limp, laced-case binding in parchment on sixteenth-century Mexican printed books. PhD thesis, University of the Arts London, 2013.
RUZZIER, Chiara; HERMAND, Xavier (org.). Comment le Livre s’est fait livre. La fabrication des manuscrits bibliques (IVe-XVe siècle). Bibliologia, 40, Turnhout/Bélgica : Brepols, 2012.
SCHEPER, Karin, The technique of Islamic bookbinding: methods, materials, and regional varieties. Leiden: Brill, 2018.
SCIANNA, Nicolangelo. (org.) Watermarked Paper from Archives in Ravenna (1287-1693). Turnhout, Brepols, 2018, 2 vols.
SOUZA, Márcia Valéria. Materialdiade, Monumentaliade e Simbolismo da Encadernação Imperial no Segundo Reinado: Coleção Theresa Christina Maria. Mestrado em História, Universidade de Vassouras, Vassouras, 2016.
SZIRMAI, J. A. Conservation Bindings 1, Londres, Journal of Paper Conservation, 18:4, 123-133, 2017a.
SZIRMAI, J. A. Conservation Bindings 2, Londres, Journal of Paper Conservation, 18:4, 134-141, 2017b.
SZIRMAI, J. A. Old bookbinding techniques and their significance for book restoration. Internationale Arberstsgemeinschaft der Archiv-Bibliotkeks-und Graphikrestauratoren Congress. Proccedings... Uppsala, 1991. 11 p.
SZIRMAI, Janos A. The archaeology of medieval bookbinding. London: Ashgate, 1999.
THOINAN, Ernest. Les relieurs français (1500-1800). Biographie critique et anecdotique précédée de l’histoire de la communauté des relieurs et doreurs de livres de la ville de Paris et d’une étude sur les styles de reliure. Paris: EM. Paul, L. Huard et Guillemin, 1893.
TOULET, Jean. Introduction à l’histoire de la reliure française, XV-XVIII siècles. Paris : Bibliothèque Nationale, 1973.
TSCHUDIN, Pierre. Le développement technique de la papeterie, de ses débuts en Asie à l’Europe de la Renaissance. In : ZERDOUN BAT-YEHIUDA, Monique (org.). Le papier au Moyen âge : histoire et thechniques. Bibliologia, Turnhout, Brepols, 1999, p. 2-18.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Carina Utsch Terra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.