Instâncias da intervenção artística urbana nos projetos Sala de Estar e Casa Pública
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45500Palavras-chave:
arte pública, intervenção artística, coletividadeResumo
O presente artigo analisa e estabelece um paralelo entre o projeto artístico Sala de Estar, ocupação artística realizada na rua organizado por Mariana Paraizo em 2018 e 2020 com colaborações de variados artistas, e o projeto de intervenções artísticas Casa Pública, dirigido por Mariana Paraizo e Mery Horta, realizado em 2023, com contribuições artísticas destas e de Ana Hortides, André Vargas e Rafael Amorim. São pontuados neste texto aspectos em dissonância e semelhança na elaboração dos dois projetos, sob a luz de suas condições poéticas, para-institucionais ou clandestinas, com o
fim de refletir sobre a condução das iminentes intervenções e da arte pública em geral.
Referências
CALBURN, Sarah; MBEMBE, Achille. Design in Motion? Urban Design and the Post-Apartheid City.
The Johannesburg Salon, v. 3. p. 76-80, 2010.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio
de Janeiro: Rocco, 1997.
DEUTSCHE, Rosalyn. A arte de ser testemunha na esfera pública em tempos de guerra. Tradução de
Jorge Menna Barreto. Concinnitas, ano 10, v. 2, n. 15, p. 174-183, dez. 2009.
HEIN, Hilde. What Is Public Art? Time, Place, and Meaning. The Journal of Aesthetics and Art
Criticism, Philadelphia, Pennsylvania, v. 54, n. 1, p. 1–7, 1996.
HERKENHOFF, Paulo et al. Lygia Pape: espaço imantado. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro:
Editora Cobogó, 2022.
MITCHELL, W. J. T. The Violence of Public Art: Do the Right Thing. Critical Inquiry, Chicago, v. 16, p.
-899, 1990.
PARAIZO, Mariana. Entreeuentreoutro: propostas em arte de negociação de limites e territórios,
em especial no entrelaçamento das esferas rua e casa. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Bacharelado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio
de Janeiro, 2019. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/8301/1/MBorges.pdf.
Acesso em: 22 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariana Gonçalves Paraizo Borges, Mery Horta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.