Amir Haddad e o Teatro Universitário Carioca (TUCA-Rio)

processo de criação e memória em ReAcordar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.46299

Palavras-chave:

Teatro, Processos de Criação, Memória, Audiovisual, Internet

Resumo

O artigo destaca aspectos dos processos de criação do diretor de teatro Amir Haddad e do
grupo Teatro Universitário Carioca (TUCA-Rio), circunscritos à realização do espetáculo ReAcordar (2018-2022). Para tal, considera a ligação de 50 anos do Grupo com o diretor, as memórias da ditadura vividas pelos seus integrantes e, também, observa o trajeto feito por Haddad e pelo Grupo ao se deslocarem do espaço presencial para o virtual, investigando a hipótese da memória ser documento de processo, arquivo e estratégia de construção artística coletiva. Destarte, utiliza-se da teoria crítica de processos de criação proposta por Cecilia Almeida Salles e autores como Edgar Morin, Vincent Colapietro, Janaína Fontes Leite, Christine Greiner e Jacques Derrida, entre outros.

Biografia do Autor

  • Wagner Miranda Dias, UAlg (Universidade do Algarve)

    Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de Criação na Comunicação e na Cultura, formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Especialista em História das Artes - Teoria e Crítica e Graduado em Artes Visuais (Licenciatura) e em Teatro (Licenciatura), pela Faculdade Paulista de Artes. É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras / CAL, no Rio de Janeiro. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP (CNPq). É diretor de teatro, ator, cenógrafo, figurinista, performer e artista visual. Atualmente integra o corpo docente (professor convidado) da Pós-graduação em Processos de Criação, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), na Universidade do Algarve (UALg).

  • Cecilia Almeida Salles, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Cecilia Almeida Salles é graduada em Língua e Literatura Inglesas (1976) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, tem mestrado (1981) e doutorado (1990) em Linguística Aplicada e Estudos de Línguas pela PUC-SP É pós-doutorada pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes de Universidade de São Paulo. É professora titular dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e de Literatura e Crítica Literária da PUC/SP e coordenadora e professora do Mestrado em Processos de Criação na Universidade do Algarve. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação (CNPq) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística (1998), Crítica Genética (2008),  Redes da Criação: construção da obra de arte (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

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Publicado

2024-07-03

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Amir Haddad e o Teatro Universitário Carioca (TUCA-Rio): processo de criação e memória em ReAcordar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 31, p. 27–50, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.46299. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/46299. Acesso em: 19 dez. 2024.

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