Planejamento em unidades de informação: qualidade em operações de serviços na Biblioteca do SENAC Florianópolis
Palavras-chave:
Unidades de informação, Planejamento estratégico, Gestão de serviçosResumo
Este artigo visa apresentar e articular conceitos importantes para a definição e aplicação de estratégias de operações em serviços de unidades de informação, enfatizando a importância da análise situacional para definição de estratégias. Neste artigo, a Biblioteca do SENAC Florianópolis foi utilizada como referência para aplicação prática desta metodologia de construção de planejamento como processo para melhoria dos serviços, produtos e ambientes das unidades de informação. Para a construção do planejamento, usou-se como referência a missão da unidade de informação, complementada por uma análise situacional que foi realizada a partir da Análise SWOT e das Cinco Forças de Porter. Com base na missão da unidade de informação, na análise situacional e no referencial teórico para a construção do planejamento, foi aplicada uma pesquisa de usuários internos, que juntos resultaram em ações para serem implementadas de acordo com os interesses e recursos da instituição.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2000.
ANDREWS, Kenneth R. The concept of corporate strategy. Homewood: Dow Jones-Irwin, 1971.
ANSOFF, Igor. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1991.
GHEMAWAT, P. A estratégia e o cenário dos negócios. Porto Alegre: Bookman, 2000.
GIANESI, Irineu G. N.; CORREA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 2007.
GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico: planejamento estratégico orientado para o mercado. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
LUECKE, Richard. Estratégia. Rio de Janeiro: Record, 2008.
MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo de estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
OLIVEIRA, Djalma P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 1999.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva:criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
TARAPANOFF, Kira Tarapanoff; ARÁUJO JÚNIOR, Rogério Henrique de; CORMIER, Patricia Marie Jeanne. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ci. Inf., Brasília, DF, v.29, n.3, set./dez. 2000.
YOUNG, Peter R. Changing information access economics: new roles for libraries and librarians. Information Technology and Libraries, Chicago, p. 103-114, jun. 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perpectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Essa licença permite que o conteúdo seja compartilhado, remixado, adaptado e reutilizado em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuída a devida autoria ao criador original.