O professor frente à propriedade intelectual

  • Ladislau Dowbor

Resumo

As publicações acadêmicas estão passando por uma revolução profunda, em que se tornam claros tanto os novos potenciais como as resistências. Na era digital, o suporte material tornou-se em grande parte supérfluo, e a conectividade planetária torna possível um ambiente colaborativo generalizado, dimensão institucional vital na economia da criatividade. As duas dimensões essenciais que as tecnologias permitem, quais sejam a gratuidade e a acessibilidade, favorecem a atual explosão de avanços científicos. Mas no tripê constituido pelos criadores de conteúdo, intermediários e usuários, mantém-se um desequilíbrio profundo, que trava os avanços. O artigo apresenta com exemplos os novos desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-01-16
Como Citar
Dowbor, L. (2015). O professor frente à propriedade intelectual. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3078
Seção
Relatos de experiência