O professor frente à propriedade intelectual
Resumo
As publicações acadêmicas estão passando por uma revolução profunda, em que se tornam claros tanto os novos potenciais como as resistências. Na era digital, o suporte material tornou-se em grande parte supérfluo, e a conectividade planetária torna possível um ambiente colaborativo generalizado, dimensão institucional vital na economia da criatividade. As duas dimensões essenciais que as tecnologias permitem, quais sejam a gratuidade e a acessibilidade, favorecem a atual explosão de avanços científicos. Mas no tripê constituido pelos criadores de conteúdo, intermediários e usuários, mantém-se um desequilíbrio profundo, que trava os avanços. O artigo apresenta com exemplos os novos desafios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-16
Como Citar
Dowbor, L. (2015). O professor frente à propriedade intelectual. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 2(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3078
Edição
Seção
Relatos de experiência
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.