O professor frente à propriedade intelectual

Autores

  • Ladislau Dowbor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo image/svg+xml

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Copyrights, Creative commons, Recursos educacionais aberto, Open access

Resumo

As  publicações  acadêmicas  estão  passando  por  uma  revolução  profunda,  em  que  se tornam  claros  tanto  os  novos  potenciais  como  as  resistências.  Na  era  digital,  o  suporte material  tornou-se, em  grande  parte, supérfluo,  e  a  conectividade  planetária possibilita um  ambiente  colaborativo  generalizado,  dimensão  institucional  vital  na  economia  da criatividade. As duas dimensões essenciais que  as tecnologias permitem, quais sejam a gratuidade e a acessibilidade, favorecem a atual explosão de avanços científicos. Mas no tripé constituído pelos criadores de conteúdo, intermediários e usuários, mantém-se um desequilíbrio  profundo,  que  trava  os  avanços.  O  artigo  apresenta  com  exemplos  os novos desafios.

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Biografia do Autor

  • Ladislau Dowbor, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Professor titular da PUC-SP nas pós-graduações em economia e administração, autor de numerosos estudos. Disponíveis em: <http://dowbor.org ou <http://dowbor.org/wp>.

Referências

Não se aplica.

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Publicado

16.01.2015

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

DOWBOR, Ladislau. O professor frente à propriedade intelectual. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 101–111, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3078. Acesso em: 6 dez. 2025.