Serviços virtuais das bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: potencial para o oferecimento de serviços de referência virtual
Palavras-chave:
Serviços de referência Virtual, Tipos de serviços de referência virtual, Bibliotecas, Universidade Federal de Minas GeraisResumo
Sintetizando a evolução do serviço de referência, que vai além dos limites físicos da biblioteca e identificando os principais tipos de serviços de referência virtual, o artigo tem como objetivo verificar os serviços oferecidos pelas bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais, com potencial para o oferecimento de serviços de referência virtual, através da comunicação via web, concluindo a existência de condições para o oferecimento de tal serviço.
Downloads
Referências
ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Tradução de Antônio Agenor. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2012. 312p.
ARELLANO, Miguel Angel Márdero. Serviços de referência virtual. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p.7-15, maio/ago. 2001.
COMARELLA, R.L.; CAFÉ, L.M.A. Chatterbot: conceito, características, tipologia e construção. Informação & Sociedade, João Pessoa, v.18, n. 2, p. 55-67, maio/ago. 2008.
FIGUEIREDO, Nice Meneses de. Serviços de referência e informação. São Paulo: Polis, 1992. 167p.
IFLA. Reference and information services section: digital reference guidelines. 2006. Disponível em: <http://archive.ifla.org/VII/s36/pubs/drg03.htm>. Acesso em: 25 nov. 2015.
INAZAWA, Fernandez Kenji. As competências conversacionais do bibliotecário na comunicação via chat em serviço de referência digital numa biblioteca universitária. 2013. 219 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e mediação da informação) –Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília DF, 2013.
MACIEIRA,Jeana Garcia Beltrão; PAIVA, Eliane Bezerrão. Serviço de Referência Virtual: Relato de Pesquisas em Bibliotecas Universitárias Brasileiras. Biblionline, João Pessoa, v. 3, n. 1, 13p., 2007.
PESSOA, Patrícia; CUNHA, Murilo Bastos da.Perspectivas dos Serviços de Referência Digital.Informação & Sociedade, João Pessoa, v.17, n.3, p.69-82, set. /dez. 2007.
SHERA, Jesse H. Automation and referencelibrarian. In:_____Documentation and tire organization of knowledge. Hamden, Conn., Archon Books, 1966, p.158-168.
SIQUEIRA, Jéssica Camara. Repensando o Serviço de Referência: A Possibilidade Virtual. Ponto de acesso, Salvador,v. 4, n. 2, p. 116-130, set.2010. Disponível em: <http://www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=12255>. Acesso em: 12 ago. 2015.
SOARES, Maria das Graças. Serviço de Referência Digital em Bibliotecas Universitárias: o caso do serviço de referência da divisão de bibliotecas e documentação da PUC –Rio. 2009. 285 f. Tese (Doutorado em Gestão da Informação e do Conhecimento) –Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília DF, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perpectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Essa licença permite que o conteúdo seja compartilhado, remixado, adaptado e reutilizado em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuída a devida autoria ao criador original.

