A relevante tarefa de forjar a guineidade:a prosa de Odete Semedo e Abdulai Sila
Palavras-chave:
Lugares de memória , Escritores guineensesResumo
O objetivo geral desta tese é propor uma reflexão sobre a memória e os lugares de memória simbolicamente construídos em textos em prosa dos escritores guineenses Odete Semedo e Abdulai Sila. Pretende-se discutir como se efetivam textos arquitetados por escritores oriundos de uma cultura em que a oralidade ainda é muito forte e presente em todas as esferas da vida social. Busca-se refletir, ainda, sobre como o conceito de "lugares de memória", originalmente gestado no campo da História e, posteriormente, disseminado para a Geografia e Sociologia, pode ser apropriado pelos estudos literários como operador teórico na discussão de narrativas de memória. Tal conceito permite ainda pensar sobre as configurações dos lugares físicos guardadores de memória encenados nos textos literários dos escritores guineenses selecionados e sobre os seus significados no espaço ficcional, bem como, ressaltar as estratégias narrativas utilizadas por Odete Semedo e Abdulai Sila, para criar textos que se constroem com apelo às modulações da oralidade e a aspectos do passado histórico guineense. Os elementos ressaltados nas obras dos escritores permitem avaliar a função da memória nos desenhos de projetos esteticamente politizados que agenciam feições literárias da guineidade.
Downloads
Referências
CARVALHO, Wellington Marçal de. A relevante tarefa de forjar a guineidade: a prosa de Odete Semedo e Abdulai Sila. 220 f. Tese (Doutorado em Letras)–Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Essa licença permite que o conteúdo seja compartilhado, remixado, adaptado e reutilizado em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuída a devida autoria ao criador original.