Concepções sobre o espaço Biblioteca: a premência de ressignificar seu papel

Autores

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  • Teresa Raquel Vanalli Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Vitor Partite Moreira Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml

Palavras-chave:

Habilidades Informacionais, Biblioteca Universitária, Competência informacional, Comunicação institucional, Estratégias de comunicação

Resumo

A Biblioteca da era informacional precisa repensar-se como um local físico e virtual de “salvaguarda” de conhecimento. O objetivo deste estudo foi investigar a concepção sobre Biblioteca de usuários/participantes de uma das atividades oferecidas por uma dessas instituições: o curso do Ciclo de Formação em Competências Informacionais. A metodologia da pesquisa teve abordagem qualitativa e foi desenvolvida mediante um estudo de caso. A intenção de se discutir a concepção explicitada sobre a Biblioteca por meio de um curso oferecido relaciona-se à possibilidade de a instituição oferecer um espaço de ensino e de aprendizagem ou, ainda, um espaço para a produção de saberes, o que supera a ideia da instituição como “salvaguarda” de conhecimento. Neste recorte enfocaram-se os resultados de um questionário aplicado na inscrição e ao final do citado curso. Os resultados apontam que existe uma forte associação da imagem da Biblioteca a somente empréstimos de livros. Embora represente um avanço em relação ao ideário anterior, a possibilidade de ensino e de aprendizagem não é recorrente na perspectiva dos participantes do estudo. Como conclusão foi apontada a premência de ressignificação do papel da Biblioteca e atualização de sua concepção frente à comunidade que atende por meio de estratégias de comunicação.

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Biografia do Autor

  • Jaqueline Costa Castilho Moreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Doutora em Educação Escolar. Professora Assistente do Departamento de Educação Física / FCT / UNESP / Presidente Prudente.

  • Teresa Raquel Vanalli, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Especialista em Gestão de Repositórios Institucionais. Diretora da Biblioteca / FCT / UNESP / Presidente Prudente.

  • Vitor Partite Moreira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

    Graduando em Ciências e Tecnologia / FCT / Presidente Prudente.

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Publicado

23.05.2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho; VANALLI, Teresa Raquel; MOREIRA, Vitor Partite. Concepções sobre o espaço Biblioteca: a premência de ressignificar seu papel. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 4–19, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3107. Acesso em: 7 dez. 2025.