Concepções sobre o espaço Biblioteca: a premência de ressignificar seu papel

Autores

  • Jaqueline Costa Castilho Moreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/Campus de Presidente Prudente
  • Teresa Raquel Vanalli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/Campus de Presidente Prudente
  • Vitor Partite Moreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/Campus de Presidente Prudente

Resumo

A Biblioteca da era informacional precisa repensar-se como um local físico e virtual de “salvaguarda” de conhecimento. O objetivo deste estudo foi investigar a concepção sobre “Biblioteca” de usuários/participantes de uma das atividades oferecidas por uma dessas instituições: o curso do ciclo de formação em Competências Informacionais. A metodologia da pesquisa teve abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de um estudo de caso. A intenção de se discutir a concepção explicitada sobre a Biblioteca por meio de um curso oferecido relaciona-se a possibilidade de que a instituição possa oferecer um espaço de ensino e de aprendizagem ou ainda um espaço para produção de saberes, o que supera a idéia da instituição como “salvaguarda” de conhecimento. Neste recorte enfocou-se os resultados de um questionário aplicado na inscrição e ao final do citado curso. Os resultados apontam que existe uma forte associação da imagem da Biblioteca a somente empréstimos de livros. Embora represente um avanço em relação ao ideário anterior, a possibilidade de ensino e de aprendizagem não é recorrente na perspectiva dos participantes do estudo. Como conclusão foi apontada a premência de ressignificação do papel da Biblioteca e atualização de sua concepção frente à comunidade que atende por meio de estratégias de comunicação.

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Biografia do Autor

Jaqueline Costa Castilho Moreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/Campus de Presidente Prudente

Prof. Assist. Dra do Departamento de Educação Física/FCT/UNESP/Presidente Prudente; Doutora em Educação Escolar , Especialização em “Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade”/UNIFEI/Itajubá e Bacharel em Comunicação Social.

Teresa Raquel Vanalli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/Campus de Presidente Prudente

Diretora da Biblioteca/FCT/UNESP/Presidente Prudente, Bacharel em Biblioteconomia, Especialista em “Gestão de Repositórios Institucionais” e Membro do Grupo de Competência Informacional da Rede de Bibliotecas da UNESP, desde 2012.

Vitor Partite Moreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Faculdade de Ciências e Tecnologia- FCT/Campus de Presidente Prudente

Graduando da Licenciatura em Química, Estagiário da Biblioteca  e Colaborador voluntário no PROEX/ Curso de Extensão “Estratégias de Desenvolvimento de Competências Informacionais”.

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Publicado

2018-05-23

Como Citar

Moreira, J. C. C., Vanalli, T. R., & Moreira, V. P. (2018). Concepções sobre o espaço Biblioteca: a premência de ressignificar seu papel. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3107

Edição

Seção

Artigos